Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Assembleia de Deus completa 84 anos de evangelização em Pentecoste

ASSEMBLÉIA DE DEUS DE PENTECOSTE – 84 ANOS DE VITÓRIAS E GRAÇAS NA PRESENÇA DE DEUS

A obra pentecostal teve início em 29 de junho de 1929, com a realização do primeiro culto assembleiano no município de São Luis do Curu, na localidade de Maniçoba, com o pastor Vicente de Salles Bastos.

O evento histórico aconteceu na residência do senhor João Veras, e contou com a presença de alguns membros da família Castro, que moravam na região. Na primeira metade da década de 1930, foi construído e concluído o primeiro templo no lugarejo, na direção do pastor Antônio Alves dos Santos, que conduziu o trabalho entre 1934 a 1940. Na sequência, assumiu a obra o Pastor Antônio Barbosa, e foi responsável por evangelizar por dois anos a região. Em 1942, a igreja passou a ser liderada pelo Pastor Antônio Simão da Silva responsável pela igreja de São Luis do Curu e Pentecoste. No período do seu pastorado, ele construiu o primeiro templo no centro da cidade de São Luís do Curu e transferiu a sede da obra para a sede, no final de 1942. A construção foi conduzida pelo irmão Abraão de Castro Moura, com o apoio de Joel de Salles Gomes, Júlio de Castro Moura e de outros membros, após formarem um grande mutirão. Em novembro de 1954, a AD em São Luis do Curú foi assumida pelo pastor Lucas Saraiva Leão, que pastoreou o campo até o início de novembro de 1970. Com a sua saída, no dia 08 de novembro do mesmo ano, foi empossado o pastor Jerônimo Alves Barros. Ele ficou na liderança do campo por quatro anos.

A partir da década de 1970, a igreja foi dirigida pelos seguintes pastores: Ademar Alves Bezerra, Francisco Alves Pinheiro, Pedro Bastos da Silva, Francisco Silva, Francisco Lima de Freitas, João Carlos de Sousa, Oderno Cardoso de Sousa, Natanael Albuquerque Batista, Manoel Paulino, Benício Ferreira Bernardo, Uirannoviks Oliveira Cunha, João Mozart Pereira. Hoje, a igreja é conduzida pelo pastor Antônio Onório Maciel desde 2007.

O trabalho de evangelização em Pentecoste, através da Assembléia de Deus, teve início no protagonismo religioso da Família Manduca, nas pessoas de Manuel Joaquim Neto e sua esposa Maria Martins dos Santos, que na década de 30, se deslocava até o município de Paraipaba, que fica a 45 km da nossa cidade, a pé ou montado em lombo de animais para congregar com a igreja daquela cidade.

Em uma dessas caminhadas em busca do Evangelho, junto com a Família Manduca, uma jovem chamada Margarida resolveu ir conhecer e participar de um Culto em Paraipaba. Lá, ela foi abençoada com a conversão. Ao voltar para sua casa, na Comunidade de Pedra Branca, sua família ao tomar conhecimento de sua conversão, não aceitou e tomou uma série de medidas para evitar que a jovem prosseguisse em sua fé. Mas Margarida, restaurada na graça, se manteve firme e se tornou a primeira crente convertida em nossa cidade.

Foi só em 1932, na comunidade de Pedra Branca, que surgiu a primeira congregação da Assembléia de Deus em nossa cidade, que mais tarde se tornaria a mãe desta Igreja viva e missionada a levar o evangelho genuíno e salvador a cada pentecostense.

A expansão deste trabalho firme de evangelização foi acontecendo rapidamente e se espalhando por toda a cidade. O primeiro Templo da sede do município foi construído em 1950, onde hoje funciona a Escola Reverendo Francisco Bezerra. Quando a nossa Igreja foi desmembrada do campo de São Luis do Curu, recebeu como reverendo o Pr. Antonio Simão que se tornou o primeiro dirigente da nossa Assembléia. Em seguida assumiram a missão os pastores Vicente Sales, Pr. Lucas Saraiva, Pr. Antonio Barbosa, Pr. Benjamim Ramos, Pr. Jerônimo Alves, Pr. Ademar Bezerra, Pr. Francisco Alves Pinheiro, Pr. Ezequias Ferreira, Pr. Antonio Cardoso, Pr. Carlos Tavares, Pr. João Carlos, Francisco Bezerra, Pr. João Lourenço, Pr. Pedro Ribeiro Filho, Pr. Juraci Porfírio, Pr. Israel Ramos, Pr. José Onilton Santiago, Pr. Lucas e atualmente o Pr. Deusmar Araújo de Freitas Junior, que também é terceiro secretário da CONADEC (Convenção das Assembléias de Deus do Estado do Ceará), na qual nossa igreja é membra.

Hoje nossa Igreja conta com 20 congregações e cinco sub-congregaçãoes, cerca de mil fiéis ativos na Palavra de Deus, e tendo enviado para o campo de pastoreio os pastores Raimundo Ferreira, Pr. Aldizio, Pr. Edimilson Domingos, Pr. Raimundo Domingos, Pr. Samuel Domingos, Pr. Celso Ferreira, Pr. Rogilson Marcos, Pr. Célio Carneiro, Pr. Jr Paiva e o Pr. Idelfonso ao campo missionário.

Os nossos departamentos de crianças, jovens, senhoras e missões trabalham de forma constante e atuante na pregação do Evangelho. Toda essa Graça é hoje liderada espiritualmente pelo Pastor Deusmar Júnior e sua esposa Irmã Neta Bertoleza, que juntos estão desempenhando um grandioso trabalho para a Glória de Deus em nossa cidade de Pentecoste.

Raimundo Moura com informações do Portal JVD
































Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]