Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Aprece deve propor articulação em favor da Usina de Biodiesel de Quixadá

Resultado de imagem para Usina de Biodiesel de Quixadá
Preocupado com o impacto do encerramento das atividades da Usina de Biodiesel de Quixadá, no Ceará – equipamento da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras; o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, estuda a possibilidade de realizar um movimento envolvendo diversos órgãos parceiros, o Governo do Estado e algumas prefeituras cearenses. A ideia é realizar um amplo debate sobre a viabilidade sócioeconômica de continuar o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, em processo de extinção, em nível estadual.

De acordo com Expedito, é fundamental estimular a discussão em fórum adequado, principalmente com o Governo do Estado, a sociedade civil e parlamentares; além de órgãos como a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Feac) e dos gestores dos 16 municípios que serão diretamente impactados pelo fechamento da Usina, agendado para 1º de novembro, de acordo com o Plano de Negócios 2017-2021 da Petrobras Biocombustível. “Queremos chamar para o diálogo todos que possam contribuir com propostas de ações e soluções alternativas para que a Usina siga em funcionamento no Ceará”, defende Expedito, enumerando idéias preliminares como a cessão da mesma para o Governo do Estado ou sua venda para alguma empresa comprometida com as diretrizes do Programa, a contarem com subsídios estaduais.

Repercussão

A sociedade, os empregados e o Governo do Estado reagiram ao anúncio da Petrobrás Biodiesel, no último dia 7 de outurbo, de encerrar as atividades da usina de Quixadá já no próximo dia 01 de novembro, sem qualquer definição sobre seu destino. Todos temem pelo sucateamente do equipamento, e pelas questões ambientais e sociais de seu fechamento.

Desde então, vários grupos vêem se reunindo para estudar uma solução alternativa de utilização da usina, que não passe pelo seu fechamento. Esta solução, ainda que a Petrobras não reverta sua decisão, deve passar desde a cessão, arrendamento ou venda, com a solicitação de um prazo maior para que as propostas possam ser apresentadas a Petrobras em tempo hábil.

Sobre a Usina

Atualmente, a Usina de Biodiesel de Quixadá emprega diretamente 134 pessoas sendo 41 próprios e 93 terceirizados. Além disso, é responsável por centenas de empregos indiretos de prestadores de serviços e fornecedores. Na área agrícola, apesar da extrema redução pela qual passou nos útimos anos, tem ainda hoje 2.072 agricultores familiares de 16 municípios com contratos vigentes até 2020.

A Usina tem capacidade para produzir até 108 milhões de m³/ ano de biodiesel, cujas matérias primas são mamona, soja, algodão, sebo animal, óleo de gordura residual e de peixe e dendê. Conta com equipamentos de última geração com excelente tecnologia.

Fonte: Aprece
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]