Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Pereira de Miranda chega aos 64 anos precisando de revitalização

Açude Pereira de Miranda foi inaugurado em 14 de janeiro de 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, o reservatório constitui-se em um dos cartões postais da região. O reservatório é "administrado" pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Companhia de de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Quem além de utilizar a água, nada tem feito para revitalizar o açude. 

O açude de Pentecoste tem como uso preponderante o abastecimento humano, no entanto, encontra-se em estado de eutrofização, o que torna urgente a definição de uma série de ações para melhoria de suas águas, tais como: Criação de condições sanitárias adequadas, tanto nas sedes municipais quanto nas comunidades rurais. 

O ideal para a população rural, principalmente nas residências mais próximas ao reservatório, seria a implementação de fossas sépticas biodigestoras; Adoção de práticas agrícolas orgânicas e de conservação do solo compatíveis com o relevo, com o plantio em curva de nível, adubação verde e plantio direto, respeitando devidamente a área de preservação permanente do reservatório.

Exploração de pecuária numa faixa maior que 1 km, ou seja, fora da sua área de entorno. Além disso, devem ser construídos cochos para dessedentação animal, evitando assim que os animais tenham acesso ao reservatório.

Adoção de programa para coleta seletiva de lixo e escolha de locais mais adequados, ou menos impactantes, para disposição de lixo orgânico.
 
Treinamento adequado para os criadores de peixes, para que utilizem as águas do reservatório sem degradá-las; Implementação de programas de educação ambiental nas escolas e junto às comunidades, com o objetivo de conscientização quanto aos cuidados de preservação do manancial.

Por fim, para a certificação das medidas adotadas e para uma gestão efetiva do reservatório em questão, é recomendada a realização de adequações no seu programa de monitoramento qualitativo/quantitativo e a fiscalização dos usos do solo e da água.

Estudo realizado por Deborah Mithya Barros Alexandre, Josefa Marciana Barbosa de França, Francimeyre Freire Avelino e Walt Disney Paulino.























Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]