Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Espaço de Reflexão: gestores escolares encontram meios para envolver estudantes em processos de decisão

Fazer com que os estudantes encontrem no ambiente de aprendizagem uma oportunidade para desenvolver o senso de liderança e o pensamento crítico é um dos principais objetivos do “Escola: Espaço de Reflexão”, movimento criado pela Secretaria da Educação (Seduc), que em 2020 chega à 4ª edição. Neste ano, as atividades vêm sendo realizadas de maneira virtual, por meio de webinars, mesas e oficinas temáticas, entre os dias 25 e 29 de maio, com o tema “Construindo Redes de Cuidados e Autocuidados”.

Gestores de unidades de ensino da rede pública estadual observam os efeitos que a ação tem gerado ao longo do tempo, sobretudo, no que diz respeito ao comprometimento dos estudantes quanto à participação nas decisões.
Formação

No município de Pentecoste, o movimento do Espaço de Reflexão despertou provocações em relação a como aumentar a participação dos estudantes nos espaços de discussão e de decisão da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Alan Pinho Tabosa, conforme ilustra o diretor da unidade, Elton Luz.

“Temos conseguido, ao longo dos anos, principalmente a partir de 2019, criar essas oportunidades, aliando as temáticas trazidas para discussão pelo evento ao nosso programa de formação de lideranças cooperativas solidárias. São estudantes que passam por uma formação específica em liderança, tendo acesso a informações e a espaços para falar sobre como veem a escola, e o que pode ser feito para melhorá-la”, explica.

A partir daí, de acordo com Elton, diversos projetos ganharam forma, tanto assumidos diretamente pelos estudantes, como sendo em parceria com professores. “Agora, temos também, por exemplo, cursos eletivos de Gênero e Diversidade e de Cuidados com o Meio Ambiente. Isso tem tido um impacto muito forte”, revela.

Fonte: Seduc Ceará
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]