Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Diretor-geral do Dnocs visita Centro de Pesquisa de Pentecoste

O Diretor Geral do DNOCS, Rosilônio Magalhães, visitou na tarde desta segunda-feira (25), o Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering (CPAq), em Pentecoste-CE. O chefe do Centro de Pesquisas, Pedro Eymard, esteve a frente da visitação.

O curso possui 40 horas/aulas e será realizado até sexta-feira (29). Limnologia (estudo das extensões de água), nutrição de peixe, construção de viveiro e tecnologia do pescado estão entre os conteúdos abordados.

Rolisônio Magalhães, conheceu a localidade, ouviu as demandas e afirmou que irá buscar alternativas para fortalecer a instituição, “uma das questões a serem desenvolvidas é o reforço na composição da força de trabalho”. O diretor também presenciou uma aula prática sobre Aquicultura Continental.

A Engenheira Agrônoma, Maria do Socorro Chacon de Mesquita, ministrou a apresentação. Segundo ela “o curso teórico e prático possui a finalidade de repassar conhecimentos dos especialistas para o público em geral. Temos previsão de receber 39 alunos, inclusive de outros estados”. O lugar ainda dispõe de um alojamento para que os estudantes possam se instalar.

A chefe do setor de Aquicultura da Coordenadoria Estadual na Bahia (CEST/BA), Georgina Calmon de Oliveira é uma das discentes, segundo ela, “o momento é importante pois aqui nós agregamos mais conhecimento. Além de ser beneficiada posso repassar as habilidades adquiridas para meus colegas na CEST/BA”.

O Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering é referência na produção de peixes. Alevinos são vendidos para produtores de médio e grande porte, além do povoamento de açudes da região. A reversão sexual dos alevinos de tilápia, para a masculinização em razão de maior produtividade, também é um dos procedimentos realizados. No local existe um laboratório no qual ocorre o processamento dos subprodutos do pescado, assim, acontece maior aproveitamento da produção.

Fonte: Dnocs




Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]