Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Guia Herbáceas da Fazenda Experimental de Pentecoste é incluído no site do The Field Museum, de Chicago (EUA)

O guia Herbáceas da Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC-UFC), produzido por integrantes do Laboratório de Sistemática e Ecologia Vegetal (LASEV), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal do Ceará, acaba de ser incluído no site do The Field Museum, de Chicago (EUA).
A fazenda, adquirida pela UFC em 1961, localiza-se em Pentecoste e possui área de 823 hectares, dos quais cerca de 100 são irrigados com recursos hídricos provenientes do açude General Sampaio, através do rio Curu. Ela destina-se a servir como unidade de apoio à Universidade nas atividades de pesquisa, ensino, extensão e produção.
 O guia foi produzido por meio de expedições de campo realizadas pela doutora Fernanda Melo Gomes, do PPGERN. Nessa área, foram registradas 47 espécies pertencentes a 24 famílias. As expedições de campo que resultaram na produção do guia estão vinculadas à tese intitulada "Qual a relação entre banco de sementes e a vegetação em cronossequências de Florestas Tropicais Sazonalmente Secas?", sob orientação da Profª Maria Iracema Bezerra Loiola e co-orientação do Prof. Rafael Carvalho da Costa.
 Rayane de Tasso, integrante do LASEV e que também assina o guia, juntamente à pesquisadora Roberta da R. Miranda, afirma que a publicação poderá colaborar para o aprendizado e conhecimento de pesquisadores que utilizam a Fazenda Experimental do Vale do Curu na execução das tarefas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para estudos florísticos de herbáceas, plantas extremamente importantes para a regeneração da vegetação, principalmente em áreas de caatinga.



"Destacamos ainda o importante papel que o Field Guide tem exercido no auxílio do reconhecimento e identificações de campo, facilitando os nossos estudos florísticos, além de proporcionar conhecimento para a comunidade científica e não científica na identificação correta dos táxons e subsidiar estudos de conservação de espécies", destaca a pesquisadora.


Segundo ela, a colaboração dos pesquisadores, funcionários e alunos da UFC em Pentecoste foram essenciais durante a coleta, herborização (conjunto de procedimentos de prensagem, secagem e preparação de um exemplar botânico para inclusão em um herbário) e identificação das espécies. Ela ressalta a importância do suporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do LASEF e do PPGERN para a realização das coletas de campo.

CAMPUS DO PICI – Em outubro de 2017, outro guia produzido pelo LASEF também foi publicado no The Field Museum. Trata-se do Guia de plantas do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A iniciativa cataloga todas as espécies vegetais do principal campus da UFC. Contém um total de 164 imagens de representantes de espécies trepadeiras, herbáceas, arbustivas e arbóreas pertencentes a 49 famílias e a 113 espécies vegetais. Esse guia contou com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação integrantes do LASEV, sob a orientação da Profª Maria Iracema Bezerra Loiola.

Fonte: Laboratório de Sistemática e Ecologia Vegetal da UFC – fone: (85) 3366 9812
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]