Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Vale do Curu: Adel divulga resultado da seleção do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

Após análise das fichas de inscrições e visita as famílias dos jovens que se inscreveram para o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) a Adel divulga a lista dos jovens selecionados.

No total, foram 105 jovens que se inscreveram para o Programa, 51 mulheres e 54 homens de nove municípios do Território – São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, Paracuru, Umirim, Caucaia, São Luís do Curu, Tejuçuoca, General Sampaio e Apuiarés.

Destes, 70 foram aprovados na primeira etapa de seleção do PJER. Após visita aos jovens e seus familiares 35 vão compor a nova turma de jovens empreendedores do território. Eles veem no PJER a oportunidade para colocar suas ideias em prática, empreenderem e conquistar sua autonomia financeira.

A seleção para nova turma do PJER iniciou em setembro e encerrou hoje (18/11). O processo seletivo aconteceu em duas etapas e de maneira extensa. Na primeira etapa, foram analisadas por meio da ficha de inscrição o perfil de cada jovem. Na segunda etapa, a equipe da Adel visitou a propriedade do jovem para conhecer a família e as potencialidades e dificuldades de cada participante para empreender.

Segundo Tales Rilton, Assessor de Formação do Programa, as visitas foram essenciais para compreender as ideias de cada jovem. “Nas visitas a gente observou quais as ideias de negócios dos jovens e porque eles resolverem empreender, atentando para os desafios de cada empreendimento e levando em consideração o contexto socioeconômico no qual a comunidade está inserida”.

Visitas as famílias, Sítio do Meio, Pentecoste/CE

As visitas as famílias ainda no período de seleção do Programa é uma ação pioneira do Programa que trouxe resultados bastante positivos. Através do contato com as famílias foi possível apresentar aos pais o trabalho da Adel e os impactos do Programa no território.

A seleção dos jovens é uma etapa bastante importante para o Programa. Nesta etapa, a Adel percebe quais são as demandas dos jovens do território e identifica os possíveis empreendedores que podem contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades.

Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é desenvolvido pela Adel desde 2009, e cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos de jovens empreendedores rurais.

Ele consiste na aliança entre 04 (quatro) componentes, considerados essenciais para que os empreendedores encontrem condições adequadas e favoráveis para sua atuação: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso a tecnologias.

O acesso a conhecimento, primeiro componente do PJER, é apresentado aos jovens por meio do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios. O Curso é composto por oficinas, tutoria e encontros focais com os jovens.

No primeiro momento, os jovens são convidados a participar da aula inaugural no dia (28/11) e ficam uma semana imerso no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural na comunidade de Sororoca em São Gonçalo do Amarante.

Nesta primeira semana eles estudam temas sobre empreendedorismo, desenvolvimento local e projeto de negócio. Posteriormente, eles participam de tutorias, encontros focais e oficinas elegíveis para aprofundar os conhecimentos em determinados temas.

O PJER conta com o apoio do Instituto Carrefour, Fundação Interamericana, Instituto Oi Futuro, Manos Unidas, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e Fundo Socioambiental Caixa.

Confira a lista dos jovens selecionados para a nova turma do PJER: http://migre.me/vwRel

Matéria via Blog da Adel Blog da Adel
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]