Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza mutirão da mamografia


A mobilização faz parte da programação do Outubro Rosa no Município

Teve início na segunda-feira, dia 10, uma programação da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante  para mobilizar a população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Um multirão de mamografias será realizado pela Casa da Cidadania (Caci), que está preparada para realizar até oito exames por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 28 de outubro. As mulheres interessadas devem se dirigir ao Posto de saúde mais proximo de sua casa e solicitar a requisição do exame, xerox do RG, xerox do cartão do SUS e um comprovante de endereço. 

Além do multirão, a Secretaria da Saúde do município montou uma programação para todo o mês, que conta com a participação de profissionais da área. Serão ministradas oficinas sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e colo do útero, incentivando as mulheres a realizarem o autoexame e buscarem os postos do saúde para solicitar o exame de mamografia e papanicolau. 

No dia 19 de outubro, a terceira edição da Caminhada Outubro Rosa toma conta da cidade, com balões, apitos, carros de som, faixas e folders, com concentração na Casa da Cidadania e cobertura da rádio local. O Dia D da Prevenção será realizado pelas equipes do Programa de Saúde da Família - PSF semanalmente de acordo com seu calendário de rotina. Na sede, o Dia Rosa será 20 de outubro, no Centro de Assistência Psicosocial - CAPS, com música e arte para trabalhar a autoestima de pacientes e familiares. O Hospital Geral Luiza Alcântara Silva programou o Dia Rosa, em 26 de outubro, que será marcado pela realização de palestras.

Até o final do mês, a prevenção ao câncer de mama e colo também vai estar em debate na programação das escolas municipais, dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, e outros equipamentos públicos , com distribuição de folhetos explicativos. O mês de atividades será encerrado com a III Corrida Rosa, que distribuirá premiação e troféus aos vencedores que correrão na luta contra o câncer.



Outubro Rosa

Um laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mana e passou a ser utilizado nos Estados Unidos como parte de um movimento de mobilização para alertar às mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Outubro tornou-se o mês de prevenção ao câncer de mana e o movimento hoje tem escala internacional.





Confira a programação do Outubro Rosa em São Gonçalo do Amarante 

Segunda-Feira, 10-28

Multirão da Momografia

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Oficinas sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e colo do útero

Local: Escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades Básicas de Sáude (UBS)


Quarta-Feira, 19

4ª Caminhada para sensibilização de combate ao câncer de mama e colo do útero 

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)-Ponto de Encontro

Horário: 7h:20



Quinta-Feira, 20

Dia D do CAPS

Local: Centro de Atenção Psicossocial

Horário:14h



Quarta-Feira, 26

Dia Rosa no Hospital HGLAS

Horário: 14h



Sexta-Feira, 31

III Corrida Rosa

Em frente ao NASF

Horário:16h
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]