Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Comunidade do Croatá Celebrou 51 anos de Criação do Distrito

Confira um pouco da História do Croatá
Histórico


Croatá é um Distrito do município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará. Localizado na subregião municipal "Sertão", é cruzado pela Br 222, sentido Leste-Oeste. Faz limites territoriais da seguinte forma:
NORTE: Distritos de Serrote e Sede (SGA);
SUL: Município de Pentecoste;
LESTE: Distrito de Umarituba;
OESTE: Município de São Luís do Curu.
É privilegiado no fluxo de transporte, pois encontra-se num entrocamento de rodovias vindas de todas as suas circunvizinhanças. Com isso, além do progresso interno do município e proporcionado em especial pelo Porto do Pecém (outro Distrito de nosso município), traz um fluxo constante de visitantes e divisas para este Distrito.
TOPONÍMIA:



Deriva de uma planta típica da região, encontrada em abundância. Planta cheia de espinhos perfumantes e finos, de cor verde com manchas avermelhadas, chegando a medir 2 metros de altura (semelhante a babosa). Devido a sua beleza e a grande quantidade, os primeiros a chegar aqui homenageou-a colocando seu nome em sua nova morada.
GENTÍLICO: Croataense.



FUNDAÇAO: 05 de setembro de 1963. (Distrito).
Essa terra não explorada teve seus primeiros moradores em 1904 - o senhor Vicente Ferreira Sampaio e seus filhos José da Costa Sampaio, agricultor e criador de gado. Logo após, o senhor Antônio Amaral que, em 1924, com ajuda da comunidade já existente, construiu a primeira capela dedicada à Nossa Senhora de Nazareth (Igreja Católica).



Na segunda década, chegaram à localidade os senhores Raimundo Ramos de Oliveira e Porfírio José de Araújo com suas respectivas famílias, no intuito de trabalhar a terra e criação de animais.
Em 1931, rodovias e ferrovias começaram a cortar as terras da recém localidade, valorizando-a, trazendo novas pessoas, engrandecendo e diversificando o comércio local.
Com sua visão de futuro e dedicação à terra que o abrigou, o senhor Porfírio de Araújo doou terras para construção de diversos espaços públicos, tais como: praça pública, sala de aula, escolas etc.
Somente a 5 de setembro de 1963, com a Lei nº 6512, foi criado o distrito de Croatá, desmembrando-o dos Distritos de Serrote e Umarituba - São Gonçalo do Amarante.


Fonte: http://croata-sga.blogspot.com.br/p/historia-origem.html
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]