Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

100 anos da Seleção Brasileira: um pentecostense já vestiu a camisa verde-amarela


Em 100 anos da história da Seleção Brasileira, foram 20 Copas do Mundo disputadas. Cinco delas foram conquistadas pela Canarinho. Mas, em todas elas, faltou um representante "cabeça chata" na esquadra nacional. Ao todo, nove jogadores cearenses já defenderam a seleção, mas nenhum deles chegou a uma Copa do Mundo. Mesmo os convocados só foram chamados ao jogar em clubes pernambucanos, cariocas, paulistas ou europeus; nunca defendendo time de sua terra natal.

A trajetória dos cearenses começou com a tradição local da "fuleiragem". Era 1959 e o Brasil de Pelé e companhia já havia sido vice-campeão do Sul-Americano (Copa América) realizado e vencido pela Argentina. Para inaugurar o Estádio Modelo, em Gaiaquil (Equador), quatro seleções disputaram uma edição extra do campeonato – feito único na história do evento. Enquanto a Argentina optou por escalar jogadores de apenas três equipes, o Brasil fez a famigerada “seleção cacareco”, integrada pela seleção pernambucana de futebol.

À época, o meia-atacante Zé de Mello, natural de Juazeiro do Norte, e o lateral direito Geroldo, nascido em Pentecoste, defendiam o Santa Cruz (PE) e receberam as duas primeiras convocações da história cearense pelo técnico Gentil Barroso. Enquanto o atleta de defesa fez apenas uma partida, o atacante teve cinco atuações, marcando os três primeiros gols alencarinos. Dois anos depois foi a vez do primeiro atleta cearense convocado ao plantel principal. Mário Braga Gadelha, o Babá – ou “Anão Zezinho”, graças aos seus 1,54m de altura -, participou do torneio amistoso Oswaldo Cruz, ao lado de craques como Gilmar, Djalma Santos e Dida.

Babá era cria do Ceará, mas na época da sua convocação era jogador do Flamengo. Para Jônatas Domingos, o sétimo cearense nessa história (2006), a convocação nunca acontece para jogadores locais. "Acho que a visibilidade do futebol aqui não é tão boa quanto deveria. Tive esse privilégio porque estava em um grande clube", disse o ex-atleta do Flamengo, recentemente desligado do elenco do Icasa.

Para Jônatas, a chance do atacante Osvaldo poderia ter vindo antes, quando ainda estava no Ceará, mas a visibilidade só veio quando o atleta se transferiu para o São Paulo. O atacante criado na base do Fortaleza foi convocado duas vezes por Felipão em 2013.

O sentimento até hoje para Jônatas é o de muitos antes e depois dele. "Jogar pela seleção é o sonho de todo jogador. Esteja na Europa ou no Brasil, é o que você quer", resume, lamentando a falta de sequência com a amarelinha.

Além de Zé de Mello, Geroldo, Babá, Mirandinha, Jônatas e Osvaldo, os cearenses puderam vibrar com outros três conterrâneos. Em 1995, o zagueiro Adriano, então no Sport, foi convocado para dois amistosos pelo técnico Zagallo. O 'velho lobo' também foi responsável pela ida do centroavante Jardel, um dos maiores artilheiros do mundo na década de 1990, para alguns jogos do Brasil. Quem completa a lista é o volante Dudu Cearense, atualmente no OFI Creta e convocado por Carlos Alberto Parreira entre 2003 e 2006. (André Bloc e André Almeida)

CEARENSES QUE JÁ DEFENDERAM A SELEÇÃO

Nenhum chegou a jogar pelo Brasil numa Copa do Mundo

ZÉ DE MELLO
Nascimento: Juazeiro do Norte (7/1/1934)
Meia-atacante
1º jogo: Brasil 3 x 2 Paraguai (5/12/1959) (fez o 3º gol)
Clube em que atuava: Santa Cruz (PE)

GEROLDO
Nascimento: Pentecoste (14/3/1933)
Lateral direito
1º jogo: Brasil 1 x 4 Argentina (22/12/1959)
Clube em que atuava: Santa Cruz (PE)

BABÁ
Nascimento: Caucaia (24/4/1934)
Atacante
1º jogo: Brasil 3 x 2 Paraguai (29/6/1961)
Clube em que atuava: Flamengo (RJ)

MIRANDINHA
Nascimento: Chaval (2/7/1959)
Atacante
1º jogo: Brasil 1 x 1 Inglaterra (19/5/1987) (autor do gol)
Clube em que atuava: Palmeiras (SP)

ADRIANO
Nascimento: Fortaleza (7/4/1973)
Zagueiro
1º jogo: Brasil 2 x 2 Romênia (27/9/1995)
Clube em que atuava: Sport (PE)

JARDEL
Nascimento: Fortaleza (18/9/1973)
Atacante
1º jogo: Brasil 2 x 2 Rússia (28/8/1996)
Clube em que atuava: Porto (Portugal)

JÔNATAS
Nascimento: Fortaleza (29/71982)
Volante
Convocado em 16/8/2006 para amistoso contra Noruega. Não entrou em campo.
Clube em que atuava: Flamengo (RJ)

DUDU CEARENSE
Nascimento: Fortaleza (15/4/1983)
Volante/Meia
1º jogo: Brasil 1 x 0 Chile (8/7/2004 – Copa América) – Foi convocado para a Copa das Confederações de 2003, mas não atuou.
Clube em que atuava: Vitória (BA)

OSVALDO
Nascimento: Fortaleza (11/4/1987)
Atacante
1º jogo: Brasil 4 x 0 Bolívia (2/4/2013) – Foi convocado em 13/3/2013, para amistosos contra Itália e Rússia, mas não atuou.
Clube em que atuava: São Paulo (SP)

Fonte: O Povo
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]