Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

IFCE divulga nota sobre agressão a alunos no campus de Umirim

A reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem a público lamentar o fatídico episódio da agressão sofrida por um dos alunos do campus de Umirim, na terça-feira, 10, em ato praticado por dois detentos foragidos da cadeia pública daquele município.

Ao mesmo tempo, solidarizamo-nos com a família do aluno e a comunidade acadêmica do campus de Umirim, bem como tornamos públicas as providências tomadas por esta gestão para dar assistência ao discente e evitar que tais fatos se repitam:

1. Imediatamente após o fato, o estudante foi assistido pelo diretor-geral do campus de Umirim, Anderson Ibsen Lopes de Sousa, para atendimento médico, realização de exame de corpo de delito e prestação de boletim de ocorrência no próprio município.

2. Logo após o fato, a Polícia Federal foi acionada pela chefia de gabinete da reitoria, a fim de iniciar as investigações do caso.

3. A reitoria e a direção-geral do campus de Umirim acompanharam o trabalho da Polícia e foram informados, ainda no mesmo dia, que os criminosos foram recapturados e presos.

4. A fim de oferecer melhores condições de assistência ao aluno, no mesmo dia, o pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva de Santiago, e a diretora de Assuntos Estudantis, Elenilce Gomes de Oliveira, se dirigiram até Umirim e trouxeram o estudante para a realização de novos exames médicos no Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.

5. Como os exames não detectaram nada de mais grave, o aluno foi reconduzido até Umirim, onde ficou na companhia de um professor da instituição até a chegada de seu pai. Nos próximos dias, o estudante receberá assistência psicológica por parte do IFCE, de forma a diminuir o trauma pelo lamentável ocorrido.

6. Para garantir a segurança dos alunos, a direção-geral do campus de Umirim, com o aval da reitoria, decidiu pela suspensão temporária das aulas até esta sexta-feira, 13.

7. Outra providência tomada pela direção geral do campus foi desativar, temporariamente, o alojamento invadido pelos criminosos e realocar os alunos internos em um bloco administrativo.

8. Na quinta-feira, 12, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, foi até Umirim e reuniu-se com o diretor-geral Anderson Ibsen Lopes de Sousa, para acompanhar as providências relativas ao caso, e comprometeu-se a buscar as autoridades de segurança do Estado.

9. Também no mesmo dia, a reitoria do IFCE assinou ofício, direcionado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), solicitando recomposição do orçamento do campus de Umirim para o exercício de 2013, de forma a realizar obras de melhorias na infraestrutura daquele unidade de ensino, com a construção de um novo alojamento para alunos. O documento foi entregue em Brasília/DF pelo pró-reitor de Administração e Planejamento, Tassio Francisco Lofti Matos, na segunda-feira, 16.

10. Na sexta-feira, 13, a reitoria do IFCE enviou ofício à Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), solicitando o reforço na segurança da região onde está situado o campus de Umirim, de forma a evitar fugas de detentos da cadeia pública daquele município e a garantir a tranquilidade de nossos alunos em continuar estudando no campus.

11. Ainda na sexta-feira, 13, a reitoria providenciou ofício à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), solicitando reforço no policiamento da área do campus.

12. Na segunda-feira, 16, o campus de Umirim começou a instalação de um portão, de forma a isolar a área do antigo alojamento dos alunos, de forma a aumentar a sensação de segurança da comunidade.

13. No mesmo dia, a reitoria manteve contato telefônico com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), obtendo o compromisso deste órgão de que medidas serão tomadas para evitar novas fugas da Cadeia Pública de Umirim.

14. Ainda na segunda-feira, o reitor Virgílio Araripe reuniu-se com o prefeito do município, José Silva (“Zé da Marieta”), o qual se comprometeu a também agir para melhorar as condições de funcionamento do campus com as seguintes providências:

a) limpeza do terreno do campus; b) melhoraria da iluminação externa do campus; c) oferta de transporte escolar aos alunos, saindo da sede do município até a parte interna do campus; d) intercessão junto ao comando do policiamento no município, solicitando reforço no patrulhamento do campus.

15. Até a sexta-feira, 20, a reitoria garante instalar novos refletores de iluminação na parte interna do campus e aumentar o número de vigilantes na unidade.

Por fim, a gestão informa a toda a comunidade acadêmica de Umirim que continuará acompanhando as investigações do caso e que não economizará esforços, no sentido de prover perfeitas condições de ensino, aprendizagem e trabalho a nossos alunos e servidores, com segurança e tranquilidade, de forma a garantir um clima harmônico naquela unidade de ensino.

Em 16 de setembro de 2013,

Virgílio Augusto Sales Araripe

Reitor do IFCE Via Roberto Moreira


Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]