Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Universidade Federal a caminho do Pecém


Uma luta abraçada pelo Jornal Grande Porto começa a ser travada em Brasília para implantação de um Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O Grande Porto conversou com o deputado federal José Airton Cirilo (PT) sobre a importância de uma articulação política para abertura de canais voltados a viabilizar um campus da UFC na região portuária.

José Airton não perdeu tempo, acatou a sugestão e pôs os pés na estrada em direção ao Ministério da Educação: ele apresentou projeto de indicação propondo a criação da Universidade Federal do Complexo Portuário do Pecém. O projeto de indicação, encaminhado ao Ministro Aloísio Mercante, na última terça-feira, recebe o número 4924. A UFC do Pecém teria como sede a cidade de São Gonçalo do Amarante.

A grande quantidade de indústrias e empresas que chega ao Complexo Portuário do Pecém atrai mão de obra de várias cidades brasileiras e a Universidade, como argumenta o deputado José Airton Cirilo, abre as portas para aprofundamento do conhecimento, cria novos laços entre iniciativa privada e as comunidades e gera oportunidades de formação profissional para novas gerações.

Ao conversar com a reportagem do Jornal Grande Porto, José Airton destacou que as regiões contempladas com campus avançados ou mesmo universidades públicas passaram por uma verdadeira transformação. A revolução econômica, segundo ele, na área do Pecém, justifica, também, a chegada de uma universidade federal. Ele argumenta que a luta é árdua, mas o resultado, quando alcançado, muda por completo a vida da comunidade.

''A instituição surgiria do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC) e irá prover a Região Portuária e Industrial, muito importante no estado, beneficiando outros municípios e a população que não conta com Campus Universitário'', disse José Airton, na justificativa do projeto apresentado na Câmara Federal. Airton propôs, ainda, a criação da Universidade Federal da Ibiapaba.

Quanto ao Complexo Portuário do Pecém, o deputado solicitou, também, por meio de requerimento, um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para formação e capacitação de mão de obra qualificada de nível superior destinada à refinaria e ao setor siderúrgico.

Fonte: Jornal Grande Porto



Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]