Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Pentecoste: A terra tremeu


Ontem, dia 02, segundo informações de Altenor, funcionário da Prefeitura de Paramoti, foi sentido um tremor de terra nessa cidade. Analisando os dados da estação de Morrinhos (NBMO) verificamos que o tremor ocorreu às 13:51 UTC (10:51, hora local)  e teve magnitude preliminar calculada em 2.1.
    O mapa de localização epicentral encontra-se na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização. A estrela vermelha indica o epicentro do evento de ontem.  Os triângulo vermelhos indicam a localização das estações de Morrinhos (NBMO) e Cascavel (NBCL) instadadas na região e pertencentes à rede RSISNE.  Mapa elaborado por Heleno Lima Neto
      O epicentro calculado encontra-se dentro do município de Pentecoste, a uma distância de 18 Km a NE de Paramoti, sendo que a cidade de Paramoti fica mais próxima do epicentro que a cidade de Pentecoste, conforme se pode ver na Figura 1. 
    O registro do evento na estação de Morrinhos (NBMO) é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do tremor na estação NBMO. Figura elaborada por Heleno Lima Neto.
    Esta não é a primeira vez que Paramoti é afetada por tremores de terra. Em 1997 foram registrados dois tremores de magnitudes 2.3 e 2.0 no dia 16 de fevereiro.
    Outros eventos vem  ocorrendo no Ceará nos últimos dias como, por exemplo, um evento de magnitude 1.7 com epicentro localizado no mar, frente a Beberibe e outros em Guaramiranga, registrados por NBMO e NBPB (Pedra Branca).O técnico da Defesa Civil do Ceará Francisco das Chagas Brandão esteve nas regiões citadas tendo constatado que o evento próximo a Beberibe não foi sentido mas para os eventos de Guaramiranga, registrados nos dias 21 e 25/04, a população local informou-o de que ouviram o estrondo.

Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Renato Dantas
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]