Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

7º Festival de Quadrilhas Juninas de Tejuçuoca


A "quadrilha" é uma dança de origem inglesa. No Brasil, é dançada em compasso, na qual quatro pares se situam frente-a-frente. Teve seu apogeu no Século XVIII, na França, onde recebeu o nome de Neitherse. Tornou-se muito popular nos salões aristocráticos e burguês do Século XIX, em todo o mundo ocidental.


No Brasil, a quadrilha é parte das comemorações chamadas deFestas Juninas. Para alguns antropólogos, tal forma de entretenimento representa uma permanência do pensamentoevolucionista, onde pessoas que residem em meios urbanos agem de forma estereotipada, zombando dos moradores de áreas rurais mesmo sem se darem conta.


A quadrilha foi introduzida no Brasil durante o Período Regencial e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do Século XIX, principalmente, no Rio de Janeiro, sede da Corte. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música. A sanfona, o triângulo e a zabumba são os instrumentos musicais que, em geral, acompanham a quadrilha. Também, são comuns a viola e o violão.


Tambêm, existe outro tipo de quadrilha chamado de Quadrilha de Salão. Na quadrilha de salão há 12 tipos de destaques, viúvos, noivos, florista, sinhozinhos, xodó, sinha-moça e sinho-moço, padre, rei, príncipes, marcador, puxador e narrador. Na quadrilha de salão há, também, um tema. A quadrilha escolhe qualquer tema, e pode haver o casal tema da quadrilha. Os integrantes da quadrilha dançam com um lenço em cada mão de. A forma dos meninos dançarem é batendo o pé de forma rápida, e as meninas cruzando as pernas e movimentando os lenços. É comum na entrada da quadrilha jogar estalinhos.


Em Tejuçuoca, não é diferente, é um Evento que mexe com o povo na busca de apresentar as melhores danças e conseguir o prêmio de campeão. O 7º Festival de Quadrilhas Juninas de Tejuçuoca, realizar-se-á nos dias 07 e 08 de Junho, a partir das 19h00min, na Quadra Poliesportiva da Escola Fernando Mota.


Mais uma realização da Prefeitura Municipal de Tejuçuoca em parceria com o SESC. Sob a organização da Secretaria de Cultura, Empreendedorismo e Turismo do Município.

Fonte: Djacir Eufrásio 
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]