Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Notícia de São Gonçalo

Mamografia

Antes, para realizar uma mamografia, mulheres do Município de São Gonçalo do Amarante, localizado a 60Km da Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza, tinham que se dirigir até cidades vizinhas, como Caucaia ou Fortaleza, para fazer o exame que previne ou identifica o câncer de mama. Mas, desde julho, essa realidade mudou. Há quatro meses, a Secretaria Municipal da Saúde instalou um mamógrafo, onde elas podem fazer o exame gratuitamente. O equipamento está instalado na Casa da Cidadania (Caci) e funciona de segunda a sexta-feira. Desde o seu funcionamento, já foram realizadas, aproximadamente, 300 mamografias, uma média de seis atendimentos por dia.

Prevenção
"Podem fazer o exame mulheres a partir de 35 anos que tenham histórico de câncer de mama na família. Já aquelas que não possuem históricos poderão realizar o exame a partir dos 40 anos. Também poderão fazer a mamografia mulheres de qualquer idade que tenham suspeita de nódulo", explica a técnica em Radiologia da Caci, Jocélia de Souza. Para solicitar a prevenção, basta que a mulher se dirija até um posto de saúde mais próximo ou no próprio hospital e solicite ao médico a realização do diagnóstico. Após solicitar, o médico encaminha o pedido à Secretaria Municipal da Saúde, que marca a mamografia e depois repassa a autorização para a agente de saúde


Caderno Regional (DN)
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]