Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Deputada Eliane NovaisVisita o HGF


Após denúncias relacionadas a falta de medicamentos, maus tratos e adiamento de cirurgias, uma comissão de deputados visitou o HGF Acompanhando os membros da Comissão de Defesa da Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada Eliane Novais participou da visita ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na manhã desta quarta-feira (16). Motivados pelas denúncias relacionadas a adiamento de cirurgias, maus tratos e falta de medicamentos,, os deputados foram á unidade de saúde para verificar as condições de atendimento dos cearenses.
Guiados pelo Diretor Geral do HGF - Zózimo Medeiros - e seu Coordenador da Emergência – Rômulo Araújo – os parlamentares vistoriaram os leitos, a emergência e conversaram com pacientes, por fim, uma apresentação sobre o desempenho do hospital Geral foi realizada. Dentre as dificuldades enumeradas pelos diretores a escassez de verbas, o grande número de pacientes relativos ao atendimento secundário e a demanda da capital foram colocadas.

Em declaração a imprensa a deputada Eliane Novais ressaltou a saúde como um direito humano e que a negação de cirurgias e medicamentos deve ser solucionada para 2012. ’’Acredito que este quadro não pode ser reproduzido no orçamento de 2012. Hoje está claro que os repasses para a demanda do HGF são insuficientes e a população não pode continuar sofrendo com falta de medicamento e números reduzidos de leitos. A saúde é um direito básico que deve ser respeitado´´, frisou a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa. 

Segundo dados divulgados durante a visita, o Governo do Estado repassou apenas 38,84% dos R$ 945 milhões destinados à unidades de saúde no Ceará em 2011. Segundo o Coordenador da Emergência, doutor Rômulo Araújo, “99% dos hospitais que se dizem voltados para o atendimento secundário, não atendem aos pré-requisitos e acabam gerando demandas aos HGF”. De acordo com os dados apresentados o HGF possui 531 leitos, tem verba mensal de R$4,8 mi e taxa anual de mortalidade de 10%.
 
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]