Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Câmara Municipal de Pentecoste

Auditório lotado de estudantes e servidores de Pentecoste esperando a votação das duas emendas de autoria da Vra. Valéria sobre o reajuste salarial dos servidores e a verba estudantil de transporte e residência universitária. O presidente da câmara, Chico Miguel, iniciou a sessão, mas antes que facultasse a palavra, disse aos presentes que as duas emendas já estavam contempladas no orçamento municipal, por isso estava tirando a votação das emendas nesta quinta-feira 29 de outubro de 2009.
A Vra. Valéria usou a tribuna e protestou sobre o orçamento municipal que não especificava o recurso e destinação do mesmo, tendo inclusive maquiagens para iludir a população de que já havia previsão de 120 mil reais (acréscimo de 10 mil reais) para verba estudantil e reajuste de até 54% para os servidores. A vereadora foi acusada por três vereadores (Araújo, Ducarmo e José Cláudio) de quebra do decoro parlamentar por apresentar matéria estranha ao orçamento. A mesma ficou irritada com os três vereadores e disse que podia até cassar o seu mandato, mas também tinha como se defender dessas ameaças.
Em seguida, subiu o Vr. Flávio Carneiro para justificar o voto contrário as emendas, pois juntamente com os sete vereadores da base tiveram uma reunião com o Prefeito, João Bosco, e estabeleceram os reajustes necessários no orçamento, garantindo a previsão de gastos destas emendas. Motivo de “vaias” se irritou e disse que não tinha medo de “vaias” e aplausos. Estava consciente do seu dever como vereador, dizendo que todas as matérias que o PRECE e os servidores levaram foram aprovadas pelos vereadores.
Por fim, houve um intervalo de 10 minutos para reaver o pedido da Vra. Valéria que não retirou as emendas de acordo com o regimento da casa. Depois, novamente em carácter extraordinária, os oitos vereadores votaram contra o pedido da Vra. Valéria. Assim, foi encerrada a sessão. Ao final, todos os estudantes e servidores ficaram indignados com a atitude dos vereadores da câmara.
É importante ressaltar o fato histórico da participação popular em Pentecoste. Em muitos municípios não há estas manifestações. Os estudantes que participaram sentiram a fundamental essência da Cidadania, muitas vezes, inativa na população. Chegou a hora de garantirmos os nossos direitos, não só para os estudantes universitários, mas para nossas comunidades em geral. Convido a todos para lutar pela verdadeira democracia, resgatando o espírito revolucionário na época da ditadura militar no Brasil. Em alguns momentos o presidente da câmara de Pentecoste, Chico Miguel, quis expulsar os estudantes da câmara, mas os estudantes e servidores entenderam a sua missão principal, garantir os seus direitos.

Por Jocélio Simplício
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]