Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Paquetá anuncia fechamento de fábrica na Argentina

Matéria do site www.valor.com.br 
Por Sergio Rouck 

 O grupo calçadista Paquetá, com sede em Sapiranga (RS), vai encerrar as operações na Argentina no dia 5 de dezembro. O anúncio foi feito por meio de nota no fim da tarde desta segunda-feira (5) e é parte da reestruturação iniciada pela empresa há três anos.

A unidade industrial em Chivilcoy, na província de Buenos Aires, tem 650 funcionários e montava 700 mil pares de tênis para a Adidas por ano, destinados ao mercado local.

A decisão foi tomada no último fim de semana porque, segundo a nota, "apesar de um bom desempenho ao longo dos anos em que a Paquetá esteve na Argentina [desde 2006], a companhia não conquistou novos clientes" por conta da situação econômica do país.

A empresa disse que ainda não há definição sobre o eventual abastecimento do mercado argentino a partir do Brasil.

Anos difíceis

O enxugamento da Paquetá, nos últimos três anos, incluiu o fechamento de uma outra fábrica, na República Dominicana, que havia sido inaugurada em 2010 para produzir calçados para outras empresas nos Estados Unidos. As linhas foram absorvidas por unidades no Brasil, que ficam em Sapiranga e Teutônia (RS), Ipirá (BA), Itapajé, Uruburetama e Pentecoste (CE).

Os últimos anos foram críticos para a calçadista. O mercado doméstico e as exportações aos Estados Unidos encolheram - os EUA representavam a maior parte do faturamento da companhia, que sofreu com rivais asiáticos e o câmbio.

A receita bruta caiu de R$ 2,5 bilhões em 2015 para R$ 2 bilhões previstos para este ano. A produção baixou de 15 milhões para 9,7 milhões de pares de marcas próprias e de terceiros, entre elas Adidas, Puma e Asics. No mesmo período, o número de funcionários foi de 18 mil para 12,7 mil.

No varejo, que representa 40% do faturamento da Paquetá, a empresa reduziu o número de lojas multimarcas no país das bandeiras Paquetá, Paquetá Esportes, Gaston e Esposende de 190 para 167, desde 2015.

A rede de franqueadas, que vendem calçados de marcas próprias da Paquetá, permaneceu estável, em torno de 85 unidades, mas o portfólio de linhas foi enxugado com a saída das marcas Ateliermix e Lilliy's Closet. Permanecem a Capodarte e a Dumond, de calçados femininos, e a Ortopé, de produtos infantis.
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]