Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Comissão de Agropecuária da AL visita perímetro irrigado de Pentecoste

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa realizou, ontem (28/02), visita técnica ao perímetro irrigado de Pentecoste. A ação é resultado de encaminhamento de audiência pública requerida pelo deputado Nezinho Farias (PDT), em setembro de 2019, sobre a situação dos perímetros irrigados no Ceará.



O deputado defendeu a necessidade de discutir com todos os técnicos, colonos e agricultores uma melhor solução para esses perímetros, que já foram referências para o País e hoje estão fragilizados. Nezinho também destacou a importância de revitalizar o Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering (CPAq), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em Pentecoste. “Meu apelo é que a base federal possa ajudar com emendas para cuidar dos perímetros e do Centro Pesquisa de Pentecoste”, assinalou.

Nezinho Farias salientou ainda a necessidade de intervenções e melhorias de infraestrutura, de gestão, de produção e de comercialização, para que os perímetros irrigados voltem a funcionar como deveriam.

“O Ceará é o Estado que mais tem perímetros irrigados no Nordeste brasileiro, tanto em quantidade quanto em produção. São atendidos 15 municípios: Varjota, Sobral, Acaraú, Marco, Forquilha, Pentecoste, Paraipaba, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Russas, Iracema, Icó, Tauá e Mauriti”, informou.

A deputada Érika Amorim (PSD) também esteve presente na visita e ressaltou a importância de unir todas as autoridades para alavancar os perímetros irrigados do Estado, além de reiterar a fala de Nezinho sobre voltar as atenções para o Centro de Pesquisa de Pentecoste. “Percebi que ali existe capacidade e precisa ser retomado”, avaliou.

A Comissão de Agropecuária deve visitar ainda, ao longo do ano, outros perímetros irrigados do Estado.

Também participaram da visita os deputados federais José Airton (PT-CE) e Roberto Pessoa (PSDB-CE); o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz; o prefeito de Pentecoste, João Bosco; o secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Antônio Nei; o superintendente do BNB, Rodrigo Bourbon; o vereador de Pentecoste Allan Galvão (PP) e o secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda.

Fonte: ALCE
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]