Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Professor Manoel Andrade chega aos 60 anos com muitos ensinamentos e histórias pra contar

Ao longo dos últimos 25 anos, muito se tem ouvido falar do Professor Manoel Andrade Neto ou simplesmente Andrade. Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que saiu da pequena comunidade de Cipó, zona rural de Pentecoste para fazer história na arte da Educação Cooperativa. Aos 9 anos de idade teve que ir morar na casa de sua avó no bairro Panamericano em Fortaleza. Sua primeira experiência com o modelo de Educação Cooperativa teve início aos 16 anos, quando um jovem lhe convidou para participar de um grupo de estudos no bairro Jóquei Clube, sua função naquele grupo era ajudar os outros jovens na disciplina de Biologia, área que ele mais dominava. 
Na foto Manoel Andrade e sua esposa Ana Maria Andrade 

O objetivo do grupo era passar no vestibular da Universidade Federal do Ceará, um dos mais concorridos do Brasil até hoje. Mas ante de conseguir o objetivo ele foi vendedor de maçã na rua, na Praça José de Alencar, vendeu livros, e chegou a ingressar no exército. 

Aquela experiência vivida com o grupo de estudos foi algo marcante na vida do então estudante Andrade, que através de seus esforços e ajuda dos colegas conseguiu passar para o curso de Química da UFC. 

O fruto daquela experiência de aprendizagem cooperativa veio a frutificar na década de 90, onde nascia em uma pequena casa de farinha na comunidade de Cipó, o Programa de Educação em Células Cooperativa (PRECE). Jovens até então sem acesso a educação ou que só tinham sido alfabetizados, começaram a sonhar em entrar na universidade. Aquele jovem que havia saído ainda criança de sua comunidade para morar com os avós em Fortaleza, agora retornou e com ele a ideia de tornar possível a outros jovens da localidade, o sonho de ingressarem no ensino superior. 

25 anos depois, olhando para trás e vendo as dificuldades enfrentadas, Manoel deve lembrar-se de muitas coisas que teve que renunciar para oportunizar a jovens, que até então não tinham outra opção, a não ser trabalhar na lavoura e seguir a profissão dos pais. Não que isso não seja digno, mas outros horizontes foram aberto através do PRECE. 

Com 60 anos de idade e 25 de PRECE, Manoel Andrade é uma referência no Brasil, quando o tema é Aprendizagem Cooperativa. A metodologia que começou na casa de farinha da pequena comunidade de Cipó, hoje é conhecida, reconhecida e replicada no Brasil e no fora dele. Nossa homenagem a gente que faz. Parabéns Professor, que exemplos como o seu seja uma regra e não uma exceção.
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]