Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Pedro Eymard, chefe do Centro de Pesquisas de Pentecoste falou sobre o cultivo de peixes durante a programação de 110 anos do DNOCS

A aquicultura foi temática durante a quarta-feira, 23, na Central do DNOCS em Fortaleza (CE). Seguindo a programação dos 110 anos do Órgão, Pedro Eymard, chefe do Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho Von lhering (CPAq) e Airton Rebouças, servidor aposentado da Divisão de Pesca e Aquicultura do DNOCS, apresentaram peixes e suas modalidades de cultivo.



Servidores, colaboradores e estagiários acompanharam a identificação de machos e fêmeas da tilápia, espécie de peixe de bom valor econômico e cuja produção em cativeiro é uma das contribuições do DNOCS para a piscicultura.

Na segunda parte da manhã, foi apresentada a palestra sobre sistemas de cultivo de peixes no Auditório Central. Sob comando de Airton Rebouças, foi feita a amostragem de alguns peixes, explicando suas características de peso e tamanho, localidade e as condições necessárias para a fecundação.

A hipofisação foi um sistema abordado nos dois momentos. A técnica consiste na aplicação de hormônios provindos da hipófise do peixe, permitindo que as espécimes, em condições naturais não se reproduzem em cativeiro, sejam procriados em tanques.

Segundo o engenheiro agrônomo aposentado, “onde tiver piscicultura tem a técnica da hipofisação, e foi criada pelo DNOCS”. As modalidades de cultivo, como a piscicultura de água parada, muito comum no CPAq em Pentecoste, também foram exploradas.

Via Dnocs
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]