Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

SSPDS firma convênio com Cruz Vermelha para capacitação de policiais


A ação promoverá cursos de Formação de Instrutores em Direitos Humanos aplicáveis à Função Policial

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) firmou um acordo de cooperação educacional com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) – organização humanitária neutra, independente e imparcial, que atua em mais de 80 países para levar proteção e assistência a vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência.O convênio, que visa a execução de Cursos de Formação de Instrutores em Direitos Humanos Aplicados à Função Policial, será realizado por intermédio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), e habilitará policiais civis e militares a serem multiplicadores das normas fundamentais de Direitos Humanos e Princípios Humanitários.

“O convênio é importante a partir do momento que proporciona uma melhor qualificação do policial para o exercício das suas atividades, seja como polícia ostensiva ou como polícia judiciária. Capacitando os policiais, reforçando e reciclando, através de treinamentos intensivos de técnicas policiais amplamente difundidos em todo o mundo. Dentro desse contexto, o convênio proporciona um amplo treinamento para lidar com situações diversas, que ocorrem na rua durante o trabalho policial. Seja lidar com grupos vulneráveis, minorias, questões de gênero e outros assuntos relacionados à atividade policial. Com isso, reforçando a necessidade da utilização correta das técnicas policiais, que são vistas como ferramentas que garantem a plena defesa e preservação dos direitos humanos de todos os envolvidos no processo de abordagem policial”, destacou Alexandre Ávila, secretário adjunto da SSPDS.

A formação de instrutores policiais em direitos humanos promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha já ocorreu em outros estados brasileiros, entre os anos de 1998 e 2005. Agora, com o convênio firmado com a SSPDS, a capacitação está sendo retomada no Brasil a partir do Estado do Ceará. A primeira turma do curso ocorrerá de 19 de novembro a 7 de dezembro, e uma segunda turma está prevista para o ano de 2019.

“Estamos contentes pela parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública. Com o curso de Formação de Instrutores em Direitos Humanos aplicáveis à Função Policial, as forças policiais e de segurança poderão conhecer, compreender e aplicar as normas internacionais de direitos humanos e uso da força que regem as suas atividades”, declarou a chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca-Aeschlimann. Países como o Chile e o Paraguai também já recebem este de tipo de capacitação pelo CICV.

Foto: Arquivo

Fonte: SSPDS
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]