Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Pentecoste: Moradores cobram mudanças no trânsito da parede do açude após acidentes

No início da noite deste sábado, 03 de novembro de 2018, foi registado mais uma acidente envolvendo duas motocicletas, deixando como vítima fatal, Antonio Carlos Pinheiro dos Santos conhecido como (Carlinho da Ombreira), Carlinho era uma pessoa que conhecia, pois era meu ouvinte dos programas de radio que faço. 

Motivado por isso resolvi fazer uma rápida pesquisa na internet sobre os acidentes registrados na parede do açude Pereira de Miranda em Pentecoste e me deparei com alguns deles que listo abaixo. Voltarei em seguida trazendo algumas considerações.

No dia 3 de novembro de 2011 um acidente envolvendo duas motocicletas e um carro deixou uma vitima fatal e três outras ficaram feridas. 

O fato aconteceu na CE 341, mas precisamente na Parede do Açude Pereira de Miranda, quando as motocicletas, sendo uma Bros ES 2013/2014 de cor preta de placa OSV 4947 e a outra moto DAFRA/SPEED 150 2010/2011 DE PLACA NUY 4106 de Fortaleza, trafegavam no sentido sul/norte se chocaram uma com a outra. Nas motos vinham quatro pessoas que ficaram feridas, onde um deles veio a óbito no local.
Uma das vítimas sofreu ferimentos leves, Benedito Valdez dos Santos Rosa, 19 anos residente na comunidade de Poço Frio, A senhora Lidiane Vieira Moura, 30 anos, residente do Conjunto Cohab que vinha na garupa de uma das motos ficou bastante machucada sendo socorrida para a UPA por uma ambulância e transferida para Fortaleza. Outra vítima,o adolescente , M. V. V. B. J, de 16 anos sofreu uma forte pancada na cabeça ficando inconsciente. Chegando ao hospital, recebeu os primeiros socorros e foi transferido para Fortaleza pela equipe do SAMU.Seu estado de saúde inspira bastante cuidados.

1 de abril de 2012, aproximadamente as 20 horas ocorreu um acidente na parede do açude Pereira de Miranda entre duas motos deixando um saldo de três pessoas gravemente feridas.

Morreu a caminho do IJF em Fortaleza o militante do MST Edgar Coelho de Sousa, 26 anos natural de Caucaia. Edgar sofreu um acidente envolvendo duas motos quando vinha com seu colega Manuel Vieira Lima, 35. O fato aconteceu na Parede do Açude Pereira de Miranda em Pentecoste por volta das 14:50 do sábado, 3 de agosto de 2013

Edgar Coelho era Casado e era assentado na Comunidade de Nova Canudos onde deixou esposa e filha. Militante ativo, engrossou as fileiras da luta pela reforma agrária e teve uma participação ativa na luta pela conquista do então assentamento Nova Canudos.

No inicio da noite do último domingo, 5 de junho de 2016, por volta das 19 horas, ocorreu um grave acidente na parede do açude Pereira de Miranda, (CE 351), envolvendo uma motocicleta e um carro. De acordo com informações de populares, com a violência da batida o condutor da moto, conhecido como "Marcinho da Lotação" sofreu fratura exposta nos membros inferiores. Uma mulher que também estava na moto foi arremessada fora da pista vindo a cair na parte baixa da parede do açude e também sofreu fraturas expostas. Os dois foram socorridos na UPA de Pentecoste e posteriormente transferidos para o IJF, em Fortaleza. Ainda de acordo com informações, o motorista do carro se evadiu do local do acidente não prestou socorro às vítimas.

No dia 30 de julho de 2017, uma motocicleta Honda CG 125 colidiu com a traseira de um automóvel. O acidente aconteceu na parede do açude Pereira de Miranda. 

Os ocupantes da moto caíram e sofreram escoriações pelo corpo. O condutor, foi indentificadoo como Biracy Martins Lima, 36 anos, bateu com a cabeça no chão. A garupeira, de nome Flávia Maria de Lima, 35 anos, bateu a cabeça e ficou atordoada, sendo levada para a UPA.

Segundo informações cedidas pelo SGT. Alexandre Gomes ocorreu no início da manhã desta quinta-feira, 24 agosto de 2017, um acidente na CE-341, na parede do açude Pereira de Miranda. Um adulto e um adolescente estavam em uma motocicleta quando um caminhão de cor azul fez perigosa ultrapassagem, e causou a queda da dupla.

Francisco Alexandre de Brito Costa de 36 anos sofreu uma fratura exposta na perna, e o garupeiro, José Armando, sofreu uma fratura no joelho esquerdo.

No domingo, 11 de dezembro de 2017 um acidente na parede do açude Pereira de Miranda envolvendo duas motonetas deixou dois feridos. Antônio Mendes Rodrigues, de 37 anos, que reside na comunidade de Serrota, teve algumas escoriações pelo corpo. Antonio Salustiano da Mota, de 44, que mora no bairro São Francisco, sofreu uma fratura exposta na perna direita e pancadas na cabeça.

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada por populares. Os policias Cabo João, Soldado S. Gomes e Cabo João Paulo auxiliaram no socorro das vítimas e os conduziu ao Hospital Municipal.

Devido a gravidade dos ferimentos, Antonio Salustiano foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Já Antônio Mendes, o menos ferido, ficou em observação no hospital

Vale salientar que se trata de uma CE, no caso a 341, estando sob a jurisdição do Departamento de Estadual de Rodovia (DER). 

Sempre que acontece um novo acidente, nasce nas redes sociais a discussão da mudança no trânsito  que passa sobre a parede do açude, que desde sua inauguração em 1958 já era realizado por ali, pelo menos é o que mostra os registros da época. Sessenta anos se passaram, o número de carros e motos aumentaram e proporcionalmente o numero de acidentes. 

Algumas pessoas estão se mobilizando para levar a proposta de um projeto de lei para desviar o transito da parede do açude para a parte de baixo, que passa pelo centro de pesquisa, mas para isso precisará de uma articulação junto ao DER e ao próprio DNOCS, tendo em vista que onde poderia passar a CE, pertence ao DNOCS.  

Não sei se será possível a mudança, mas algo precisa ser feito para diminuir o grande número de acidentes com vítimas fatais naquele ponto da CE341.    


Com informações dos Blogs da região
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]