Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Câmara concede Título de Cidadão Pentecostense ao criador do Conselho Tutelar e CMDCA

Em reconhecimento ao trabalho social exercido no município de Pentecoste como; a criação e implantação do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente e o Projeto Paidéia na Educação, projetos esses, que tiveram grande impacto na vida educacional de crianças e adolescentes do município, servindo inclusive de modelo para outras cidades do Brasil, foi que a Câmara Municipal, através de um decreto legislativo Nº 01/2018, reconheceu os relevantes serviços prestados pela equipe liderada na época, pelo médico e professor da Universidade Estadual do Ceará, Dr. Pedro Bezerra de Araújo, sendo aprovado por unanimidade o “Título de Cidadão Pentecostense”.


Na foto da esquerda para a direita, vereador Kinzim, Dr. Pedro Bezerra, este Blogueiro, Seu Adalberto e Dona Tarcila 

Um breve resumo da Biografia e trabalhos realizados em Pentecoste.  

Pedro Bezerra de Araújo nasceu em Caxias-Maranhão, em 07/09/1946, é professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará, tendo sido também professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Concluiu o Ginásio no Seminário de Messejana. Foi redator-chefe da Revista Frei Mansueto, no Estudantado de São Sebastião, em Parnaíba (1964/1965).

Graduado em Filosofia, Pedagogia, Medicina, Teologia, Matemática(incompleta), Geologia(incompleta), tem pós-graduação pela Université Paris VII, em Medicina comunitária e situações de catástrofes, Psicologia Clínica, Psicopatologia da criança e do adolescente, Psicologia da saúde, Saúde em Educação, Gerontologia.

Com cerca de 35 livros publicados e diversos artigos em Revistas sociais e científicas nacionais e internacionais. Educador, formador social e consultor, colaborou na elaboração da atual LDB, do Estatuto da Criança e do Adolescente, implantou o processo educacional PAIDEIA em vários municípios, coordenou programas e projetos nacionais e regionais de microempreendedorismo e de combate às drogas e internacionais de combate ao trabalho infantil.

Facilitador de cursos e oficinas de autoconhecimento, autoestima, relações interpessoais, assessoria comunidades religiosas, associações, professores e educadores e é membro da Academia de Ciências Sociais do Ceará e da Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII.

No ano de 1992, a então Secretária de Educação, Maria Tarcila de Freitas Araújo, solicitou o trabalho do NAICE – Núcleo de Ações Integradas da Criança Cearense, projeto da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, coordenado por Pedro Bezerra de Araújo, o qual, após seu afastamento da UECE para aposentadoria, continuou e o expandiu para outros municípios do Ceará e do Brasil, tendo como referência inicial o Município de Pentecoste.

Com apoio total do CBIA, Pentecoste, à época, tornou-se referência nacional, tanto no que diz respeito a Conselhos de Direitos e Deveres e Conselhos Tutelares, como ao Processo Paideia, no âmbito da educação. Pentecoste, à época, constou entre os cinco municípios cearenses, que mais se destacaram na educação, recebendo, em cerimônia solene, realizada no Teatro José de Alencar, além de destaque e elogio, um cheque de 25 mil reais do Governo do Estado.

Toda a metodologia foi preservada de influências político-partidárias.

Os livros publicados o foram às expensas do autor.

1. Programa de implantação e implementação de Conselho Municipal de Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, 1993.

Todas as comunidades, todas as associações, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário foram mobilizados, capacitados, treinados e acompanhados.

2. Programa de implantação e implementação de Fundo Municipal para a Criança e Adolescente,

3. Programa de implantação e implementação do Conselho Tutelar

4. PAIDÉIA de educação holística, dialético-dialógica, contextualizada, nas cidades de Pentecoste, 1995

5. Diagnóstico Holístico do Município de Pentecoste, em 1995

Seguiu uma dinâmica de diagnóstico participativo. Em todas as casas e instituições, ao coletarem-se dados, dava-se ‘algo’ construtivo em volta, como orientações, informações, todas pertinentes às necessidades das famílias e das comunidades.

6. Acompanhamento operacional e logístico.

7. Processo PAIDÉIA de educação holística, dialético-dialógica, contextualizada, no Município de Pentecoste, iniciado em 1995.

O Curriculum vitae de Dr. Pedro daria algumas postagens, mas a intenção desse texto é mostrar a sua atuação, quando da sua passagem pelo município dePentecoste e a justa homenagem, que mesmo de forma tardia, a Câmara Municipal lhe outorgou através desse Projeto de Resolução.

Dr. Pedro, obrigado! O êxito desse projeto, foi fruto de um trabalho realizado por várias mãos. Por isso somos gratos a todos os envolvidos.

Biografia e informações, extraída do Curriculum vitae do homenageado
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]