Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE GENERAL SAMPAIO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria da Saúde através da Coordenação de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, vem por meio deste, esclarecer a população de General Sampaio, o que de fato ocorre no que diz respeito aos casos de chikungunya, dengue e zika-vírus no município.

Até o presente momento foram NOTIFICADOS 457 (casos suspeitos) de chikungunya, 14 de dengue e 4 de zika-Vírus. Dos casos notificados NENHUM deu resultado positivo para Dengue e Zica Vírus. Já no que diz respeito à confirmação de chikungunya, foram 111 casos. Dos casos de chikungunya apenas 11 foram confirmados por exames laboratoriais, os demais (100 casos) foram encerrados baseados no histórico clínico epidemiológico do paciente, esses não necessitam de exame laboratorial. Diante dessa confirmação laboratorial e a ausência dos sintomáticos para a coleta de sangue, foi que se deu o encerramento dos demais casos através do perfil clínico epidemiológico do paciente.

Para quem não sabe o COEFICIENTE DE INCIDÊNCIA é calculado em cima de uma variante na ordem de 100 mil habitantes (número de casos notificados ou confirmados x 100 mil habitantes e dividido pelo total da população do município). Quanto MENOR O MUNICÍPIO, MAIOR O COEFICIENTE DE INCIDÊNCIA a depender do número de notificação. Diante disso e dos dados acima descritos, vale ressaltar que as informações vinculadas em algumas redes sociais e outros meios de comunicação referindo que o município apresenta mais de 5 mil casos de chikungunya, é ERRONEAMENTE INTERPRETADA.

A Coordenação de Vigilância Sanitária e Epidemiológica parabeniza os profissionais da saúde por estarem atentos aos sintomas dos pacientes, bem como a REALIZAÇÃO DE NOTIFICAÇÃO de forma oportuna. Acrescenta-se que NENHUM CASO EVOLUIU COM COMPLICAÇÕES, ou para formas graves das doenças o que mostra eficiência no tratamento dos sintomáticos.

Salientamos que o município preza pela informação real de dados, NÃO REALIZANDO SUBNOTIFICAÇÃO (OMISSÃO) DE CASOS. E deixa claro que medidas de promoção e prevenção estão sendo realizadas dia a dia. Pede também que a população se sensibilize e atue junto aos agentes de endemias e de saúde no combate do mosquito Aedes Aegypti.
Desde já agradecemos.
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]