Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

PROJETO PRIMEIRO PASSO ABRE 11.400 VAGAS EM 2016


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) abre as inscrições para as primeiras turmas de 2016 do projeto Primeiro Passo. Inicialmente, estão disponíveis 800 vagas na Capital e mais 2.000 no Interior para jovens que desejam se tornar aprendizes. A primeira turma está programada para começar em 15 de março.

No total, 11.400 vagas serão disponibilizadas pelo projeto Primeiro Passo, ao longo do ano. A linha de ação Jovem Aprendiz contempla estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou adolescentes que já tenham concluído, egressos de escolas públicas, que possuam entre 16 e 23 anos de idade. Na Capital, as inscrições para a linha de ação Jovem Aprendiz podem ser feitas nos Centros de Inclusão Tecnológica Social (Cits), equipamentos da Rede Cuca, Espaço Viva Gente (EVG) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja–Centro). Os interessados devem se dirigir a essas unidades munidos de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, declaração de matrícula ou certificado de conclusão de Ensino Médio.

Adesão

Além de Fortaleza, os municípios contemplados com vagas para aprendizes são Aquiraz, Aracati, Beberibe, Brejo Santo, Barbalha, Cascavel, Crateús, Camocim, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Juazeiro, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pacatuba, Pacajus, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tianguá, Santa Quitéria, São Gonçalo, Pindoretama, Itapajé, Itapipoca, Uruburetama. No Interior, as inscrições são realizadas nas Secretarias de Assistência Social de cada município. Novos municípios poderão aderir ao projeto nas quatro linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista, Jovem Estagiário e Empreendedor Juvenil.

Projeto Primeiro Passo

Em 2015, a STDS qualificou 14.463 jovens e adultos, sendo 6.515 somente pelo projeto Primeiro Passo, que representa 45% do total de capacitados. O Primeiro passo é uma iniciativa da STDS de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Pela linha de ação Jovem Aprendiz, os educandos são qualificados em cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, inseridos em empresas privadas. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, material didático, lanche e são remunerados pela empresa (Lei de Aprendizagem nº 10.097 de 19/12/2000).

A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 5 meses. São remunerados pelo Governo do Estado.

Na linha de ação Jovem Estagiário, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estágio Remunerado, são contemplados estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado.

A linha Empreendedor Juvenil contempla jovens de 18 a 29 anos, que estejam cursando ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A qualificação priorizará o empreendedorismo e viabilizará o encaminhamento dos alunos a instituições de microcrédito, além de oferecer assistência técnica gerencial aos novos empreendedores.

Fonte: Governo do Estado do Ceará
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]