Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Bacia do Curu: Dois perímetros irrigados tem restrição de uso

O baixo volume de água na bacia do Curu, localizado nos municípios de Pentecoste e São Luiz do Curu, tem provocado restrição do uso de água para abastecer os perímetros irrigados de Curu-Paraipaba e Curu-Pentecoste. Juntos, os perímetros correspondem a 4.022 hectares de áreas irrigadas. O Ceará tem um total de 14 perímetros irrigados. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a vazão de água para os perímetros tem se mantido dentro do limite aprovado pelos comitês de cada bacia.


Segundo o monitoramento feito nos 144 açudes administrados pelo Dnocs e Cogerh, 51,3% deles estão com volume de água inferior a 30%. As bacias hidrográficas do Banabuiú e do Alto Jaguaribe são as mais afetadas, cada uma com 12 açudes na estatística. Atualmente, os reservatórios contêm 41,3% da capacidade total, tendo apenas 7,7 bilhões de metros cúbicos dos 18,3 bilhões que podem armazenar.


Mesmo com o quadro de seca, o Diretor de Produção do Dnocs, Laucimar Loiola, garante que os perímetros em nada prejudicam o abastecimento de água para consumo humano. “Os açudes que estão com reserva isso hídrica comprometida estão deixando de ser utilizados”, diz. (JB)

Fonte: O Povo
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]