Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

I Jornada de Políticas Públicas sobre drogas segue para região Norte


A I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, realizada através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Gabinete do Governador segue agora para região Norte do Estado. Nesta quarta-feira (04), às 08 horas, acontece em Camocim a abertura oficial do evento, com palestra da coordenadora Dr(a) Socorro França. A Jornada irá contemplar mais três municípios da Região durante esta semana, Sobral (05), Tianguá (06) e Acaraú (07).
Ao todo, serão realizados 22 encontros, nos municípios sede das Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (C.R.E.S), envolvendo os 184 municípios do Ceará. A Jornada conta com uma média de 200 participantes por encontro, o que resultará em 4.400 participantes, ao final da Jornada. O objetivo do evento é fortalecer as Políticas Públicas sobre Drogas no Estado. Até o momento oito regionais de saúde já realizaram o evento, contemplando um total de 66 municípios cearenses. Os primeiros municípios a sediarem o evento foram Brejo Santo, Crato e Juazeiro.



De acordo com a Dr(a) Socorro França, o evento tem pautado muito bem o tema droga que era na realidade um tabu para as famílias brasileiras. “O importante do evento é que não fica só na reunião, porque se efetiva através da assinatura do termo de compromisso, que tem como tema a prevenção, atenção e a reinserção social”, enfatiza.


O público é composto por prefeitos, secretários municipais, Câmaras Municipais, entidades religiosas, escolas, Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas, e entidades relacionadas com a temática Drogas.


A Jornada se encerra em Fortaleza, no próximo dia 05 de Julho, com a presença do Secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, vinculado ao Ministério da Justiça, Vitore Maximiniano. A entrada é gratuita.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 5.565 municípios. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios – CNM realizada em 2011 confirma que o consumo do crack se alastrou por todo o país. Esta pesquisa contou com a participação de 4.400 municípios e revela que o crack está em 98% das cidades brasileiras ocupando o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural. No Ceará, dos 184 municípios, 117 foram pesquisados. O crescimento do tráfico e uso do crack por ser “mercadoria de baixo custo”, também está associado ao fator econômico, o que tem favorecido este comércio ilícito.
O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas – LENAD, Uso de cocaína e crack no Nordeste, realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para políticas públicas do Álcool e outras drogas em 2012, identificou na região Nordeste 832 mil pessoas que fizeram uso destas substâncias no último ano, sendo a 2ª região com maior prevalência no país, e no Brasil, são 2,8 milhões de pessoas.

A Implantação da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, criada através da Lei Nº 15.234 de 19 de novembro de 2012, com o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas as políticas públicas sobre drogas, realiza esta ação com intuito de mobilizar e integrar as ações do Estado com os 184 municípios, de forma a subsidiar os planos e programas de iniciativa dos governos, Federal, Estadual e Municipal.

Programação

8:00 - Credenciamento
8:30 - Café da manhã
9:00 - Abertura Oficial
10:00 - Palestra de Apresentação da Assessoria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas ( Dra. Socorro França)
11:00 - Apresentação do Programa “Crack, é possível vencer.”
12:00 - Apresentação da Rede de Atenção em Saúde: Coordenadorias das CRES
12:15 - Debate
13:00 - Celebração do Termo de Compromisso


Município
Data
1
Camocim
04/06
2
Sobral
05/06
3
Tianguá
06/06
4
Acaraú
07/06
5
Quixadá
11/06
6
Baturité
14/06
7
Itapipoca
18/06
8
Aracati
21/06
9
Limoeiro do Norte
25/06
10
Russas
26/06
11
Cascavel
28/06
12
Maracanaú
02/07
13
Caucaia
04/07
14
Fortaleza
05/07


Assessoria de Imprensa das Coordenadorias
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]