Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Grupo de canadenses conhecem as experiências de jovens empreendedores rurais no semiárido cearense


Professores, pesquisadores e estudantes da HEC Montréal, uma das principais escolas de negócios do Canadá, visitaram nos dias 23 e 24 de maio o município de Pentecoste para conhecer o trabalho desenvolvido pela Adel.

Na visita, o grupo participou da Noite Cultural Brasil/Canadá, na comunidade Sitio do Meio (Pentecoste), onde aconteceram apresentações de quadrilha, capoeira, teatro, exposição de arte com artista local, danças típicas do nordeste (forró) e ritmos do Canadá. Os próprios jovens canadenses apresentaram, com roda de música típica do país, apresentações individuais sobre os seus lugares de origens e distribuíram doces e salgados típicos da cultura deles.

O grupo conheceu a sede da Adel, em Pentecoste, e participou de um encontro com a equipe, onde foi apresentado a história, os programas e projetos desenvolvidos pela instituição nos últimos cinco anos. Além de conhecer alguns pontos históricos e culturais de Pentecoste, o grupo conheceu os empreendimentos dos jovens de Avicultura Caipira, Cercado Ecológico, Centro Integrado de Tecnologias e Apicultura na comunidade de Sitio do Meio e Três Lagoas, em Pentecoste, ambos apoiados pela Adel.



Para Wagner Gomes, a visita foi muito produtiva. "Desde 2012 temos contato com este grupo da HEC Montréal e recebê-los aqui foi de extrema importância. A partir de visitas como essas são quebrados paradigmas, onde as fronteiras do conhecimento estão muito além do que imaginamos. A troca de saberes e experiências entre os jovens e professores da HEC Montréal com os jovens empreendedores rurais do sertão cearense é um dos pontos mais importantes nestes últimos dois dias". O mesmo é reforçado pelo o jovem recém-graduado Jérome Merlier, que durante o encontro enfatizou o desejo de conhecer como o grupo da Adel trabalhava estas ações no Semiárido. "Quanto mais conhecimento melhor. Poder conhecer novas experiências é bastante engrandecedor, e quando são inspiradoras, é melhor ainda".

A partir desta visita serão analisados pelo grupo a possibilidade de desenvolver uma parceria mais sólida entre a Adel e HEC Montréal. Este encontro teve a finalidade de conhecer as nossas ações, metodologias, inovações, experiências e impacto social. Através dos conhecimentos e informações repassados, os professores estarão produzindo artigos sobre o trabalho da Adel no Ceará.

Fonte: ADEL-CE
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]