Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Juiz determina prisão de acusados de fraudar licitações no Município de Trairi

O juiz Fernando Teles de Paula Lima determinou a prisão preventiva de sete acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude em licitações no Município de Trairi, distante 125 km de Fortaleza. A decisão foi proferida nessa quarta-feira (12).

Euclides Andrade de Castro (ex-secretário de Finanças), Evaldo Luís Antunes, Manoel Carlos Oliveira, Gabriela Maria Chaves Souto (ex-membros da Comissão de Licitação da Prefeitura), José Eloísio Maramaldo Filho e Caroline Gondim Lima (advogados) foram presos na manhã desta quinta-feira (13). Neio Lúcio Ferraz Passes, também advogado, está foragido.

Segundo o Ministério Público do Ceará (MP/CE), foram encontradas irregularidades em 33 procedimentos licitatórios, envolvendo a quantia de R$ 19.650.621,29. O ex-secretário de Finanças teria disponibilizado os recursos e homologado as licitações fraudulentas.

Os ex-membros da Comissão seriam os responsáveis materiais pela execução das fraudes e os advogados teriam emitido pareceres jurídicos e concorrido às licitações. Ainda de acordo com o MP/CE, a Comissão funcionava “como verdadeira fábrica clandestina e inescrupulosa de produção criminosa em série de procedimentos licitatórios do ente municipal”.

Por conta disso, requereu a prisão dos envolvidos, “a fim de cessar a reiteração criminosa, garantir a aplicação da lei penal e a conveniência da instrução criminal”.

Ao analisar o caso, o juiz Fernando Teles de Paula Lima, respondendo pela Comarca de Trairi, decretou a prisão dos sete acusados. Segundo o magistrado, “os fatos relatados são extremamente graves e lesivos aos cofres públicos, visto tratar-se, em tese, da existência de uma grande quadrilha no Município, formada por pessoas do primeiro escalão, membros e ex-membros da Comissão de Licitação, empresários e advogados”.

Os denunciados terão o prazo de dez dias, a partir da citação, para apresentarem defesa escrita.

Prisões temporárias

Pelos mesmos crimes, estão presos temporariamente: Maria das Graças Barbosa (secretária de Educação), Germana da Paixão Oliveira (secretária do Trabalho e Ação Social), José Evandro Cunha (secretário de Saúde), Márcio Alves Ribeiro (vereador e ex-secretário de Cultura), José Airton Ribeiro (secretário de Finanças), José Ademar Barroso (empresário) e Alexandre Pires Sousa (membro da Comissão de Licitação). O advogado Guilherme Araripe Nogueira, também envolvido nas irregularidades, está foragido.

Fonte: assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará e Roberto Moreira
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]