Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Audiência pública em Pentecoste vai discutir ações emergenciais


A deputada estadual Bethrose (PRP) solicitou ontem durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa audiência pública, a ser realizada na região do Vale do Curo, para discutir ações dos governos federal e estadual no combate aos efeitos da seca verde. 
 
Segundo Bethrose, o intuito da audiência é fornecer mais informações a pequenos agricultores sobre como executar projetos de irrigação e distribuição de água com incentivo do poder público. A parlamentar disse que em todo o Nordeste, 595 municípios estão sendo abastecidos com água de carros-pipa, o que abrangeria 12 milhões de nordestinos atingidos pela seca verde. “A situação é emergencial e merece medidas capazes de amenizá-la”, disse.

A solicitação foi feita um dia depois da presidente Dilma Rousseff (PT) ter se reunido com os governadores da Região, em Aracajú (SE), para anunciar uma linha de crédito e medidas para estimular a pecuária das áreas atingidas pela estiagem.

De acordo com a parlamentar, a presidente Dilma prometeu ao governador Cid Gomes (PSB) o adiantamento do Seguro Safra, que deve incrementar à economia do Estado em R$ 127 milhões nos próximos cinco meses.

O deputado Lula Morais (PCdoB) elogiou a iniciativa da presidente, destacando que acredita que os recursos irão minimizar os danos sofridos pelo homem do campo. “As chuvas irregulares não permitem uma produção segura e alguns municípios do Ceará já perderam acima de 50% da safra”, comentou o deputado.

Ele destacou que a presidente se comprometeu a abastecer o caixa do Ministério da Integração Nacional com R$ 2,7 bilhões. Entre as medidas anunciadas por Dilma, o deputado destacou a concessão de crédito para pequenos produtores e a recuperação de poços artesanais.

Fonte: O Povo
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Um comentário :

  1. MOURA-Esta lorota de tanta audiência pública,já está completando o volume de toda lata disponível para armazenar tanta conversa.Este pessoal pensa que o nosso homem do sertão ainda é tão besta pra ficar a esperar só por conversa.Deveriam estas autoridades se preocuparem com o real,iniciando de imediato alguma coisa para o povo fazer.Dinheiro e projetos o governo tem para encher carretas e mais carretas.Veja só:Porque o governo não cria um trabalho para o povo recuperar a nossa ribeira do curú,fazendo um trabalho para fazermos a desobstrução da calha do rio e fazer o plantio de plantas para recuperarmos as matas ciliares que não existem mais,como ocorria antigamente?Não há necessidade de audiência pública para executar este trabalho não.Falta vergonha na cara dos nossos representantes,vontade política pra resolver de uma vez com esta vergonha do desleixe a que estamos submetidos.Veja o caso do açude Serrota,todo entupido como diria o poeta e os nossos representantes não estão nem aí,porque pensam que nós ainda somos idiotas de acreditar em tanta conversa do aconchêgo do ar condicionado,dos cafés da manhã e das refeições que se realizam com o nosso dinheiro,quando o melhor wisk e o bom champagne corre a vontade.Chega de hipocrisia e vamos dizer não a todas estas migalhas de resultados,que surgem a cada audiência pública,seminário,congresso ou outra invenção que queiram concretizar,para engabelar o povo.O nosso vale do curú,tem talvez 8O% das terras ociosas do General até chegarmos a região da Paraipaba.Porque o Governo não manda tubular a água que vem do General Sampaio,do Boqueirão e de outros açudes da região para o homem da ribeira utlizá-la na irrigação da tão propalada Agricultura familiar que tem aí os turbilhões de reais para mandar perfurar poços rasos e poços profundos em todo semiárido do NORDESTE, que tem só água com alto teor de cloretos e de óxido de ferro,que não serve para uso humano e muitas vezes nem animal aproveita,porque se torna intragável?Creio que as povidências serão outras e vamos rezar para Deus iluminar esta mente enferrujada de nossos representantes.

    ResponderExcluir



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]