Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Itapajé: Abordagem policial a filho de presidente da câmara de vereadores causa polêmica

No último sábado, dia 11, um episódio ainda não completamente esclarecido causou grande falatório no município de Itapajé. Durante uma abordagem policial feita pela polícia militar a dois ocupantes de um carro teria havido suposto excesso na ação dos policiais. A operação, realizada por policiais militares do POG (Policiamento Ostensivo Geral) e do Ronda Quarteirão, foi motivada por denúncia de que supostos assaltantes de banco estariam rondando o município. Segundo informou o proprietário de um bar localizado no distrito de Iratinga, cerca de vinte e cinco homens, em vários veículos, estiveram em seu estabelecimento comercial e no período em que ficaram no local teriam dividido grande quantia em dinheiro que estavam em dois sacos. Atento ao noticiário policial o comerciante precipitadamente os associou ao assalto ocorrido ao Banco do Brasil do município de Madalena no dia 07 de fevereiro. Ele então ligou para a polícia informando placas e modelos dos veículos. De posse das informações a PM interceptou na sede do município um dos carros descritos na denúncia. Dentro do veículo estavam Lucas Lira, filho do presidente da câmara de vereadores Batista Lira e seu amigo, David Lincoln. De acordo com relatos do vereador Batista Lira, Lucas e David teriam sido humilhados e tratados com truculência. Teriam tido até mesmo armas apontadas para suas cabeças, segundo relatou o vereador na sessão da câmara municipal da última quarta-feira, dia 16. Depois de constatado o engano os dois foram liberados.

O mal entendido foi gerado depois que empresários de outras cidades que participam da licitação do transporte escolar no município estiveram no distrito de Iratinga para conferir as rotas do transporte. Dentre os vários veículos que os transportava estava o carro de Lucas Lira. Quanto à ação do PM, por enquanto temos apenas a versão dos ocupantes do veículo alvo da abordagem. Isso não significa dizer que estejam faltando com a verdade, entretanto é fundamental que a Polícia Militar se pronuncie oficialmente o quanto antes sobre a denúncia oficializada na delegacia regional de Itapipoca contra membros da corporação. O administrador deste blog recebeu em seu perfil na rede social Facebook carta anônima relatando versão contrária a dos denunciantes, mas não é possível confrontar essa versão com a primeira sem que o autor da carta se identifique.

Qualquer denúncia, quanto mais de tamanha gravidade, deve ser investigada. Também é certo que todo cidadão deve ser tratado com o devido respeito, mesmo em momentos como esses, afinal de contas todos são inocentes até que se prove o contrário. Considero ainda que seja esclarecido se de fato essas pessoas que estiveram no bar em Iratinga estavam dividindo grandes quantias em dinheiro. Caso seja verdade, é importante esclarecer a origem dos valores para que não sejam levantadas dúvidas contra esses que vêm ao município concorrer em processos de licitação.  


O programa Ronda do Quarteirão foi sem dúvida uma grande conquista para a população em termos de segurança pública. Não há sequer um cidadão itapajeense em sã consciência que queira o fim do policiamento comunitário neste município. Mas a Polícia Militar, assim como todo poder instituído é passível de críticas e esses questionamentos devem ser absorvidos como forma de correção e aperfeiçoamento. Por outro lado ninguém pode se considerar por seu status social ou financeiro, acima do bem ou do mal. Faço votos de que a PM no município de Itapajé cada vez mais realize um bom trabalho no combate à criminalidade.

Fonte: Blog do Mardem 
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]