Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Educadores sociais receberão certificados do projeto Ceará Cresce Brincando

A Comissão da Infância e Adolescência, da Assembleia Legislativa do Ceará, realizará nesta quinta-feira (16/02), às 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para entrega de certificados aos educadores sociais e brinquedistas do projeto “O Ceará Cresce Brincando”. Os homenageados serão cerca de 80 profissionais dos municípios de Acaraú, Acopiara, Alto Santo, Aracati, Barbalha, Caridade, Carnaubal, Cascavel, Crateús, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Iguatu, Iracema, Itapiúna, Massapê e Pacoti.

A presidente da Comissão, deputada Bethrose (PRP) ressaltou a importância de reconhecer as pessoas que trabalham em prol do bem-estar das crianças. “Os especialistas afirmam que brincar é essencial para a criança porque assim, a partir do imaginário ou mesmo da competição dos jogos, estabelecem suas relações sociais e suas percepções com o mundo exterior", explicou ela.

O projeto tem o objetivo de fortalecer a ideia do direito de brincar que todas as crianças têm, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. O programa implanta brinquedotecas públicas nos municípios do interior do Estado e forma “educadores sociais brinquedistas” através do curso de “Formação para Educadores Sociais do Programa de Brinquedotecas Públicas Municipais”.

De acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil, documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), a atividade de brincar possui um papel estruturante na educação de uma criança, devendo ser estimulada a curiosidade, a partir da brincadeira orientada pelos profissionais da educação.

Aqui no Estado, no último dia 2 de agosto, o governador Cid Gomes sancionou a Lei Nº 14.977, de autoria da deputada estadual Bethrose (PRP), que institui o Dia Estadual do Brincar, a ser comemorado no dia 28 do mês de maio. “Esta data, que é comemorada internacionalmente, foi instituída no Ceará não só pela importância de incluí-la no calendário estadual, mas sim como forma de divulgar todos os anos e reforçar a relevância deste momento lúdico, que é o brincar, para o desenvolvimento intelectual das crianças”, ressalta a parlamentar.

O projeto ‘O Ceará Cresce Brincando’ foi idealizado pelo Unicef e Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (Apdmce), com o apoio do Instituto Stela Naspolini (ISN) e da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce). 

 Cordialmente,

Karlos Emanuel Soares
Jornalista Profissiona
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]