Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

AGRICULTORES DE PENTECOSTE PREJUDICADOS NO PROGRAMA GARANTIA SAFRA

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
É um programa que garante a demanda de agricultores que que por falta de chuva, ou até mesmo por excesso hídrico venham a perder até 50% de sua safra.

Aqui em Pentecoste o número de vagas não contemplou a todos os agricultores. Muito pelo contrário, pois a demanda aumentou e o número de vagas diminuiu para apenas 2.500 deixando muitos agricultores desamparados para tirar o sustento de suas famílias no período em que a safra fica perdida.

A situação é mais revoltante ainda, quando temos dados do Governo Federal que destinou 300 mil vagas para o Estado do Ceará, e desse montante ficaram mais de 50 mil vagas ociosas sem terem sido preenchidas, o que acarreta um prejuízo muito grande contabilizado pelas famílias que dependem da incompetência de uma secretaria municipal de agricultura, que não faz o seu papel e de um prefeito que só lembra dos agricultores em épocas de eleição.

Os nossos agricultores e agricultoras foram vergonhosamente enganados pela administração municipal, quando mais de 1.000 cadastros foram feitos pelo Sindicato Rural - STTR, entregues na secretaria de agricultura, mas infelizmente foram engavetados sem sequer terem sido cadastrados no sistema do Programa Garantia Safra.

Conversamos com o Sr. Valdemir Marques, diretor do STTR, que expressa toda sua indignação sobre a situação. (Veja o vídeo)


Fonte: Notícias de Pentecoste
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]