Cearenses. Eles estão no mundo inteiro

Seu Lunga: Esta celebridade brasileira não vai perdoar um Stupid Question PDF
Escrito por Ernest Barteldes
Seu personagem folclórico brasileiro LungaGoing através de um texto sobre o folclore da Turquia Nasredin Hodja com uma das minhas aulas de ESL no outro dia, lembrei-me de "Seu Lunga", um empresário do Nordeste colorido brasileiro do estado do Ceará, que é conhecido por sua grosseria e falta de paciência quando se apresenta com perguntas estúpidas. "Seu Lunga" tem a reputação de ser "o homem mais irritado do mundo."
Durante muitos anos, quando morava em Fortaleza, Brasil, eu ouvi "Seu Lunga" (pronuncia-se "Seo Loonga") piadas de amigos e conhecidos e pensei que eles eram apenas isso. No entanto, mais recentemente, eu descobri que ele é realmente uma pessoa real, que vive na cidade de Juazeiro do Norte, onde ganha a vida como agricultor, dono da mercearia e também com a venda de sucata e produtos secos.
Seu nome é Joaquim dos Santos Rodrigues (nascido em 1928), mas ele é conhecido pelo apelido dado a ele quando era um menino. Apelidos são comuns no Brasil, e mais abraçá-los, mesmo que o som um pouco depreciativo.
Sua fama se espalhou através das palavras de "cordelistas", ou poetas de rua, que contou como reagiu quando alguém lhe perguntou uma questão óbvia. Embora ele tenha declarado que nenhuma das piadas feitas sobre ele são essencialmente verdadeiras, ele não reconhece que eles têm a ver com seu temperamento. "Se você perguntar a pergunta errada, você recebe a resposta que merecem", ele disse certa vez a um entrevistador.
Aqui estão algumas das piadas sobre ele espalhou ao longo dos anos (coletados de várias fontes. Tradução minha):
"Seu Lunga" estava na varanda com um copo de leite. Um transeunte perguntou: "Seu Lunga, bebe leite?" Seu Lunga então respondeu: "Não, eu estou lavando o chão", e jogou o conteúdo no chão.
"Seu Lunga" estava sentado em um restaurante desfruta de uma tigela de sopa. Um vizinho entrou e perguntou: "Seu Lunga, vai ter sopa?" Ele olhou para o homem e disse: "Não, eu estou tomando um banho." Ele então virou a taça sobre a sua cabeça e sentou-se lá como o conteúdo gotejado sobre sua roupa.
Este veio de sua própria boca: Um cliente entrou em sua loja e perguntou se o ventilador estava funcionando. Ele olhou para ela e disse, textualmente, "Como é possível trabalhar se não for por diante?"
"Seu Lunga" anda em uma loja e pergunta se eles têm veneno de rato. "Sim, nós fazemos", disse o secretário. "Você quer levá-la?" Seu Lunga suspirou e respondeu: "Não, eu estou trazendo a ratos durante a comer as coisas aqui."
"Seu Lunga" pede a sua esposa (sim, ele é casado há mais de cinquenta anos) para um café. "Deseja-o em um copo?" a mulher pergunta. "Não, apenas jogá-lo no chão, eu vou beber de lá", ele responde.
"Seu Lunga", foi em uma partida de futebol, onde seu filho fazia parte de uma das equipes. Alguém pergunta: "Qual é o seu filho?" Seu Lunga apontou para seu filho. O homem disse confuso: "não posso dizer qual é." Seu Lunga pegou uma pequena pedra, jogou-a sobre a cabeça de seu filho e respondeu: "É a única que está chorando."
"Seu Lunga", foi o corte de um par de limão, quando alguém perguntou: "Vocês estão fazendo o suco?" Seu Lunga respondeu: "Não, é colírio". E apertou duas fatias em seus próprios olhos.
Seu Lunga alegadamente não aprecia essas piadas, e disse que realmente não acho que eles são engraçados. Mas foi graças a essas histórias que sua fama se espalhou por todo o Brasil - e nestas páginas.
Ernest Barteldes é um escritor freelance baseado em Staten Island, Nova York.
Labels
Notícia
Comente
Nenhum comentário :