Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

APOIE NOSSO TRABALHO! PIX PARA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR


 

Ambulâncias esperam para ser retiradas há quase dois meses

Desde o último dia 25 de março, sete ambulâncias estão à disposição do Estado do Ceará para a ampliação do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, os veículos encontram-se estacionados na cidade de Tatuí, interior de São Paulo.

Um total de 650 ambulâncias foi entregue de forma simbólica pelo Ministério da Saúde (MS) a 573 cidades, entre elas sete cearenses. Cabe ao Governo do Estado retirar os veículos em São Paulo e trazê-los para o Ceará, conforme a assessoria de comunicação do MS.

No entanto, os veículos só deverão chegar ao Estado no próximo mês, quando está previsto o término da licitação para contratar a empresa que transportará as ambulâncias, segundo informa a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Enquanto isso, até 607 mil pessoas podem estar sendo prejudicadas com a falta de assistência especializada do Samu. Esse é o total de habitantes de 16 municípios que serão abrangidos pelo Samu Metropolitano Leste, que aguarda apenas o recebimento de ambulâncias para ser implantado.

A mesma dependência afeta 581 mil habitantes das 11 cidades que receberão assistência do Samu Metropolitano Oeste. Essas duas unidades, juntamente com o já operante Samu Litoral Leste, formarão o Polo 1 do Samu no Ceará, cuja Central de Regulação fica localizada na cidade do Eusébio.

Segundo o diretor-geral do Samu Litoral Leste, Francisco Simão, para implantar as duas novas unidades do Samu simultaneamente, o Estado precisa de 27 ambulâncias. Além das sete disponíveis, outras 20 devem ser liberadas pelo MS até o fim deste mês, conforme a assessoria de comunicação do MS.

As sete ambulâncias disponíveis desde março seriam endereçadas às cidades de Baturité, Caucaia, General Sampaio, Itapiúna, Maranguape, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante. Entretanto, conforme Simão, a posse dos veículos é "simbólica", pois as ambulâncias servem a todo o grupo de municípios incluídos no subpolo.

Caso as ambulâncias já estivessem no Estado, Simão admite que seria preciso entrar em contato com as prefeituras municipais para decidir qual das unidades - Metropolitano Leste ou Oeste - começaria a funcionar primeiro e se isso iria, de fato, acontecer, visto que o número de carros seria menor do que o necessário.

SEM ASSISTÊNCIA
Transporte é realizado de maneira precária

Sem a assistência do Samu, a maioria das cidades oferece um precário transporte de pacientes em caráter de urgência. "O serviço funciona com ambulâncias dos próprios municípios. São sujas, às vezes só tem um colchão, não têm estrutura para transportar pessoas", lamenta o diretor-geral do Samu Litoral Leste, Francisco Simão.

Conforme o diretor, muitos pacientes já chegam mortos ao serem transportadas para a Capital. "As pessoas são transportadas sem o cuidado devido. Isso pode determinar uma situação de óbito, se não tiver cuidados necessários", afirma.

No Ceará, o Samu abrange 16 municípios, atualmente: Fortaleza, Sobral e os 14 da unidade Litoral Leste. Implantado há cerca de dois anos, o subpolo já realizou mais de dois mil procedimentos. "A maioria desses casos não teriam sido atendidos se não fosse o Samu. Quanta gente não teria sofrido muito mais dor, muito mais sequelas?", questiona Simão.

O diretor explica que a meta do Ministério da Saúde é universalizar o Samu no Brasil. No Ceará, são necessárias cerca de 100 ambulâncias, para criar os polos do Cariri, Sertão Central e Zona Norte, além do Polo 1.

Fonte: Diário do Nordeste
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]