Resultado do Concurso de Redação
1º LUGAR
REFLEXÃO NA SOCIEDADE
Em linhas gerais, falarei da Educação Fis-cal para a Cidadania, caracterizando suas questões sociais, e ducacionais e tributári-as. Ela nada mais é do que uma nova prática na área educacional que discute a relação cidadão com o Estado, no campo financei-ro, integrando duas vertentes: a arrecada-ção e o gasto público. Há a vigilância para que essas vertentes sejam realizadas com eficiência e transpa-rência. Além disso, a Educação Fiscal busca aproximar o estado com o cidadão, tendo em vista que o seu investimento é em edu-cação. Está em implantação nos estados e no Distrito Federal o Programa Nacional de Educação Fiscal, coordenado pelo Ministé-rio da Fazenda. Este programa é fundamental para que a Educação Fiscal seja reconhecida dentro da sociedade, mas para essa atuação cidadã acontecer, é necessário que a população do-mine informações sobre a gestão fiscal do país, estado e municípios. Contudo, o fato é que grande parte da população não sabe que paga tribu-tos, desconhecendo sua própria contribui-ção para o financiamento de serviços pú-blicos. Inacreditavelmente, alguns sequer sabem que a escola e o hospital, por exem-plo, estão a seu serviço, são frutos dos tri-butos pagos por eles. A Educação Fiscal para a Cidadania é fundamental para despertar na sociedade uma reflexão e uma ação participativa, vol-tada para a percepção do contexto em que o cidadão está inserido, dando a ele infor-mações concretas para a melhoria das con-dições sociais vigentes. Portanto, ela passa a mostrar a todos como funciona a máqui-na pública, resultado de uma aproximação compreendida como ajuda a fim de servir ao bem comum.
Por Natanael do Nascimento Viana Sousa, Escola: Escola de Ensino Médio Tabelião José Ribeiro Guimarães – Pentecoste
O Povo
REFLEXÃO NA SOCIEDADE
Em linhas gerais, falarei da Educação Fis-cal para a Cidadania, caracterizando suas questões sociais, e ducacionais e tributári-as. Ela nada mais é do que uma nova prática na área educacional que discute a relação cidadão com o Estado, no campo financei-ro, integrando duas vertentes: a arrecada-ção e o gasto público. Há a vigilância para que essas vertentes sejam realizadas com eficiência e transpa-rência. Além disso, a Educação Fiscal busca aproximar o estado com o cidadão, tendo em vista que o seu investimento é em edu-cação. Está em implantação nos estados e no Distrito Federal o Programa Nacional de Educação Fiscal, coordenado pelo Ministé-rio da Fazenda. Este programa é fundamental para que a Educação Fiscal seja reconhecida dentro da sociedade, mas para essa atuação cidadã acontecer, é necessário que a população do-mine informações sobre a gestão fiscal do país, estado e municípios. Contudo, o fato é que grande parte da população não sabe que paga tribu-tos, desconhecendo sua própria contribui-ção para o financiamento de serviços pú-blicos. Inacreditavelmente, alguns sequer sabem que a escola e o hospital, por exem-plo, estão a seu serviço, são frutos dos tri-butos pagos por eles. A Educação Fiscal para a Cidadania é fundamental para despertar na sociedade uma reflexão e uma ação participativa, vol-tada para a percepção do contexto em que o cidadão está inserido, dando a ele infor-mações concretas para a melhoria das con-dições sociais vigentes. Portanto, ela passa a mostrar a todos como funciona a máqui-na pública, resultado de uma aproximação compreendida como ajuda a fim de servir ao bem comum.
Por Natanael do Nascimento Viana Sousa, Escola: Escola de Ensino Médio Tabelião José Ribeiro Guimarães – Pentecoste
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