Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Guanabara: conforto indo e voltando?




No sistema capitalista o maior interesse, que é difundido ideologicamente, dos seres humanos, que deveria ser o de buscar melhores condições de vida, com mais dignidade, uma melhor interação com a natureza, buscar o equilíbrio, deveria ser a incessante busca pela felicidade, não é isso que acontece, nesse sistema o que a ideologia das elites prega é descaradamente e violentamente o lucro desenfreado.

Um sistema desigual, onde uma pequena minoria de pessoas se apossam diariamente da riqueza, dos meios de produção, das terras, de quase tudo, deixando numa situação de miséria, de fome, de exploração, milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

O sistema capitalista que alcançou o mais alto grau de desenvolvimento - o imperialismo – chegando a era dos monopólio, um grau que é a degenerescência da dignidade humana, a barbárie, a guerra.

O governo do estado d Ceará, estado este pertencente as classes dominantes e seus aliados, licitou as empresas que vão exclusivamente atuar nas rodovias do nosso estado, As empresas com os olhos totalmente voltados para o lucro, se laçaram em busca de mais lucro.

Esse processo definiu que:


Guanabara amplia operações no Ceará

Empresa ganha exclusividade nas linhas de três regiões do Ceará


O governo do Ceará foi o primeiro do país a efetuar o processo licitatório das empresas de transporte intermunicipal. De acordo com o processo licitatório, realizado em 3 de junho e homologado em 26 de outubro último, a Expresso Guanabara passa a operar com exclusividade em três regiões do estado.

A licitação, realizada após amplo debate com a sociedade, com o empresariado e os trabalhadores do serviço complementar, significa uma nova página na história do transporte intermunicipal de passageiros. Foi a primeira licitação desse tipo na história do Ceará e determinou novas regras para a exploração das linhas, melhorando a qualidade do sistema de forma a prestar um melhor serviço para o usuário.

Entre as novidades promovidas após a licitação, as linhas intermunicipais de ônibus passam a funcionar em sistemas de pólos regionais (ou áreas), em que as empresas poderão se consorciar para atender as demandas de passageiros em uma determinada região, além de atenderem aos usuários das linhas radiais, ligando a sede do município à Fortaleza.

Benefícios para o usuário

Conforma as determinações estabelecidas, são vários os benefícios que refletem diretamente no usuário e no sistema como um todo, como:

* Redução de tarifas: as empresas vencedoras estabeleceram no processo licitatório redução nas tarifas atualmente praticadas.
* Toda a frota de ônibus de todas as empresas terá que ser 100% climatizada (prática já adotada há anos pela Guanabara).
* A idade média da frota deve ser de, 5 anos (na Guanabara, a idade média dos veículos é de apenas 1,8 ano, reconhecida como a mais baixa do país).

Fonte:Guanabara press – Edição especial ano XII – número 103 - Dezembro de 2009


Após ter notado a insatisfação de várias pessoa, e no dia 03 de janeiro de 2010, ter sentido na pele o desrespeito, e visto com mais força essa sanha desenfreada pelo lucro por parte das empresas, resolvi colocar minha indignação, como forma de protesto, nessas linhas.

Em pleno verão do semi-árido cearense, por volta das 14:00h, um sol escaldante, me direciono à Fortaleza, almejando fazer uma viagem agradável, numa poltrona confortável, estava pagando por isso, doce ilusão, quando vejo o ônibus da empresa antiga – Litorânea – não condizendo com os benefícios citados pelo “velho estado”, demonstrando que as leis são desrespeitadas por eles e isso é normal, quando o povo não cumpre uma lei, baixa a repressão. Um grande problema é em não haver concorrência, pois viajar na empresa Guanabara, era no momento a única opção.


O ônibus estava com a lotação máxima de passageiros sentados, pois já vinha do município de Tejuçuoca, mas no decorrer da cidade de Pentecoste subiram ainda 16 pessoas que, que pagaram caro, para viajar em pé, e para não usufruir do conforto exaustivamente propagandeado pela empresa.

Ao me dirigir ao funcionário, pergunto:


- Amigo, vocês vão usar esse ônibus temporariamente?

Ele responde com cara de poucos amigos:

- Não, agora vai ser direto assim!


Me restou apenas tentar de alguma forma não aceitar essa enganação, essa exploração , peguei os telefones dos órgãos responsáveis, para poder reclamar:


ARCE: 0800 – 2753838

DETRAN : 0800 - 856768


Se algumas pessoas fizerem como eu, ligarem reclamando, é sinal que não estamos satisfeitos, pois a tendência é que eles queiram aumentar seus lucros, e os seus serviços cada vez mais ficarem piores.

A linha de ônibus que liga a cidade de Pentecoste à Fortaleza é sinônimo de lucro, muitos passageiros, ônibus superlotados, principalmente nos finais de semana e feriados, situação da causa do interesse da empresa Guanabara.
Cabe a nós colocarmos um basta nessa exploração, só depende de nós!

Texto Landir de Castro

Leitor Comenta: Nao adianta apenas o conforto..
A empresa deveria permanecer seguindo os mesmos horário que ja existiam..
Mudou somente a empresa,mas a populaçao e a mesma..
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]