Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

MP investiga aglomerações e propaganda antecipada irregular em Apuiarés, Pentecoste e General Sampaio



O Ministério Público Eleitoral (MPE), representado pelo promotor Jairo Pequeno Neto, representante da 50ª Zona, está investigando possíveis casos de propaganda antecipada irregular e eventos com aglomerações relacionados às eleições deste ano nas cidades de Apuiarés, Pentecoste e General Sampaio.

O MP já representou contra sete pré-candidatos ao cargo de prefeito, sendo cinco de Pentecoste e dois de Apuiarés, por propaganda antecipada irregular. O promotor eleitoral Jairo Pequeno reforça que qualquer propaganda praticada por pré-candidatos, antes do dia 27 de setembro, mesmo que não contenha pedido explícito de votos, pode gerar uma ação judicial contra o infrator e, dependendo do caso, pode provocar inelegibilidade, cassação do registro ou do diploma, bem como desconstituição do mandato eletivo. Quem descumprir esta regra também está sujeito à multa ajustada entre R$ 5 mil e R$ 25 mil, conforme preconiza a legislação eleitoral.

“Até o início da campanha eleitoral, a legislação permite a exaltação das qualidades pessoais de pré-candidatos e menção à pretensa candidatura, assim como sua participação ou de filiados a partidos políticos em entrevistas, debates e programas de televisão, rádio e internet, devendo ser assegurado o tratamento isonômico pelas emissoras”, explica o representante do MP Eleitoral.

O promotor Jairo Pequeno Neto reforça, ainda, que, “os pré-candidatos podem fazer divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive em redes sociais, blogs, sites pessoais e aplicativos, desde que as postagens não sejam impulsionadas, já que a veiculação de anúncio só pode ser feita a partir do início oficial da campanha, e antes disso o gasto com o impulsionamento pode configurar propaganda extemporânea”.

Aglomeração


Além disso, o MP Eleitoral investiga evento com aglomerações relacionados à pré-candidatura de Eliene Brasileiro à Prefeitura de General Sampaio. O MP foi informado que o evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, não respeitando os protocolos sanitários estabelecidos por decreto estadual e, diante disso, já requisitou à Polícia a abertura de procedimento para apurar se houve convocação da pré-candidata.

Fonte: Ministério Público do Ceará 
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]