Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

PRECE chega aos 25 anos

Durante esses 25 anos o PRECE passou por diversas mudanças, recebeu mais colaboradores e acompanhou histórias que passaram a integrar a trajetória do programa e neste aniversário relembramos um pouco de como essa trajetória foi formada.

Desde a concepção da idéia do que seria o PRECE, as histórias dos estudantes estavam presentes e posteriormente deram voz ao projeto. Essas histórias foram marcadas por lutas pessoais, esforço e determinação para superar as barreiras durante a trajetória de estudos cooperativos.

Após a integração de alunos dentro da casa de farinha, o PRECE teve suas raízes fincadas no solo e passou ali a marcar histórias de estudantes.

Posteriormente ao ingresso desses estudantes na universidade, houve o regresso dos novos universitários para o compartilhamento de seus conhecimentos com os novos estudantes participantes do movimento. Eles formaram então novas células de estudo, agora embaixo de um Juazeiro, que fornecia sombra e um pouco de conforto para estes estudantes, crescendo então e formando o projeto.

O PRECE como projeto se transformou no Programa de Educação em Células Cooperativas e um grupo de estudantes fundou uma instituição conhecida atualmente como Instituto Coração de Estudante que tem a responsabilidade de captar recursos para o PRECE e utilizar a estratégia da mútua cooperação como instrumento pedagógico para o desenvolvimento intelectual de estudantes de baixa renda de comunidades rurais.

As diversas histórias de seus participantes passaram a se entrelaçar e construir a trajetória do programa. Uma trajetória humana, caracterizada por seus participantes como os 7 primeiros.

O ingresso massivo de estudantes de origem popular na UFC trouxe visibilidade e reconhecimento das ações do PRECE e despertou o interesse da universidade em utilizar a metodologia em um ambiente acadêmico. Assim, em 2009, inspirado na experiência exitosa do PRECE, a UFC criou a Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa – COFAC – através da Pró- Reitoria de Graduação com o intuito de promover ações que estimulassem a organização de grupos de estudos, denominados de Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa no ambiente acadêmico da UFC.

Durante o aniversário de 25 anos, se faz importante lembrar das histórias de membros de instituições que já não fazem parte dos veículos atuais do PRECE, como as EPC que em 2004, foram criadas a partir da produção de vários núcleos do PRECE, inclusive em comunidades de outros municípios e esses núcleos foram denominados de Escolas Populares Cooperativas – EPC.

O programa então passou a contar com diversas gerações de colaboradores e ampliou sua influência.

Se faz necessário lembrar neste aniversário que durante a história do PRECE diversos marcos estiveram presentes e contribuíram com a influência do mesmo, como a Audiência Pública, durante o segundo semestre do ano de 2019 em Brasília e as oficinas realizadas em Fortaleza com temáticas amplas, os Encontros Universitários de 2018, a inauguração da piscina comunitária em cipó, as oficinas ministradas em Pentecoste, entre outros. Estes marcos exemplificam o esforço e a cooperação empregadas. Nesta nova etapa, o PRECE permanece fiel aos seus objetivos, alinhando-os e sempre buscando melhorar e amparar o protagonismo estudantil cooperativo.

Daniela Félix/ Setor de comunicação do PRECE
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]