Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Professor Andrade será homenageado na 5º edição da Festa dos Anos Dourados

A Comissão Organizadora da 5º edição da Festa dos Anos Dourados escolheu três personalidades pentecostenses para homenagear. São Elas: Manoel Andrade Neto, Cezar Rômulo Cacau de Moura e Kosmo Andrade Alves. A solenidade acontecerá no dia 14 de janeiro de 2017, às 22:30 na Associação Atlética Banco do Brasil de Pentecoste (AABB). O evento é uma realização de um grupo de amigos, que tem a liderança do empresário Marcelo Alves. Em breve vamos publicar aqui o perfil dos outros dois homenageados. 


O que ele fez foi muito pouco. Tão mínimo, acredita que nem mereça menção. Na visão do professor Manoel Andrade Neto, 57 anos, os feitos e conquistas nada mais são que um reflexo do amor por uma terra chamada Cipó. De tão pequeno, o lugar não chega nem a ser distrito de Pentecoste (a 103 km de Fortaleza). Ainda assim, desse lugarejo de morada de apenas 10 famílias, partiu a ideia de modificar a vida de um povo. Manoel ousou: ao invés de seguir as carreiras dos pais, os filhos dos agricultores poderiam ser o que desejassem.

E foi desse jeito que resolveu reunir um grupo de alunos para que jovens e outros nem tanto assim ensinassem uns aos outros. Manoel seria somente o motivador. Arrumaria transporte, alimentação, livros. E na educação mútua, de troca de saberes, ensinamentos e, principalmente, de vontade de estudar, surgiu o Programa de Educação em Células Cooperativas, antes Projeto Educacional Coração de Estudante (Prece). Foram sete os primeiros alunos, em 1994, que devem se converter em mais de 25 mil participantes em 2013.

De tanto que cresceu, o Prece original deixou de ter controle sobre outras sedes abertas Brasil afora. E, apesar de ter ajudado a formular o programa, o sonho do professor é justamente não precisar mais dele. “O que eu sonho não é que o Prece cresça. O meu sonho é que a gente possa ser forte o suficiente para influenciar o desenvolvimento das escolas públicas. Minha vontade era que, daqui a dez anos, dissesse que o Prece foi feito por um grupo de pessoas que sonhou, mas que hoje a gente não precise mais dele, porque a escola é muito boa”, ensina.

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Química Orgânica - Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (1997) e pos- doutoramento em quimica de fungos na universidade de Iowa - EUA. Atualmente é professor - Departamento de Química Orgânica e Inorgânica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Isolamento e identificação de metabolitos secundarios de plantas e microoganismos, análise de óleos essenciais, atividades inseticida e nematicidade de metabólitos secundários. Desenvolve atividades de extensão universitária na área de educação, atuando em comunidades de origem popular. Atualmente é coordenador da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC.

Texto extraído do Jornal O Povo 
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]