Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

DNOCS: Plano de inclusão das águas residuárias como fonte hídrica alternativa para irrigação

A Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do DNOCS, atendendo recomendação do Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Divisão de Tecnologia e Operações Agrícolas, tendo a frente, o Coordenador Engenheiro Agrônomo Eduardo Segundo, está desenvolvendo um projeto de Reúso de Águas na perspectiva do reaproveitamento desses fluidos residuais, dos municípios de Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte para atender, como Projeto Piloto, os Perímetros Irrigados de Morada Nova e Tabuleiros de Russas no Estado do Ceará.
O projeto está sendo supervisionado pelos técnicos Regis Muratori Moura, Eng. Civil e Raimundo Joaci Moreira, Especialista em Irrigação e Drenagem, em parcerias com a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.
O objetivo é a preservação ambiental das bacias hidrográficas e hidráulicas de todos os reservatórios e demais fontes hídricas encravados na área de atuação do Órgão, além de revitalizar, sustentavelmente, os Perímetros Irrigados com a inclusão das águas residuárias de povoados e cidades do entorno, como fonte hídrica alternativa na cadeia produtiva da agricultura irrigada, com impacto social de mais de 10 mil usuários de comunidades rurais a assistir.

A expectativa de conclusão do Projeto é no mês de novembro deste ano (2019), com sua entrega ao Diretor de Produção, Dr. Felipe Belchior, que o encaminhará ao Diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, para apresentação ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Coordenador Engenheiro Agrônomo Eduardo Segundo concluiu dizendo: “ao nosso ver, deve ser o grande foco daqui pra frente, visto que, em condições semiáridas, os recursos hídricos estão cada vez mais escassos. Dessa forma, será acrescentada na cadeia produtiva uma fonte hídrica rica em nutrientes, com potencial crescente, à medida que, a universalização do saneamento for sendo atingida, em consequência, as águas dos reservatórios serão usadas prioritariamente para o abastecimento humano e dessedentação animal”.


Via Dnocs
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]