Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste é Destaque no II Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa


Apresentar e aprofundar elementos do estudo em grupo e sua utilização em sala de aula estão entre os objetivos do II Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa que acontece de 10 e 12 de dezembro, no Ponta Mar Hotel(Av.Beira Mar, 2200, no bairro Meireles). Promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), o evento contará com as presenças da secretária Izolda Cela, do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias e do presidente do Conselho de Educação do Ceará, Edgar Linhares.


A conferência de abertura será proferida pelos irmãos Roger e David Johnson, professores da Universidade de Minneapolis-EUA e diretores do Centro de Aprendizagem Cooperativa da mesma cidade. O encontro reunirá estudantes, gestores das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), diretores de Escolas de Educação Profissional e responsáveis pelos Projetos Professor Diretor de Turma e Jovem de Futuro. Na ocasião, os participantes vão conhecer uma mostra das ações que surgiram a partir do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) como o Memorial, Escolas Populares Cooperativa, Projeto Estudante Cooperativo e a Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (Cofac).


De acordo com a programação, no segundo dia, pela manhã, será apresentada e debatida a utilização do compartilhamento de Histórias de vida como parte do processo de aprendizagem e como essa técnica é utilizada nos espaços de Educação Cooperativa. À tarde, os trabalhos terão como foco as Habilidades Sociais e quais são as necessárias para o estudo em grupo. Haverá ainda oficinas para professores, diretores e outros profissionais da área a respeito do uso da metodologia em sala de aula. Serão apresentados projetos e experiências da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, a primeira no Brasil a utilizar a Aprendizagem Cooperativa.

No dia 12, haverá uma apresentação sobre a participação de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) em projetos desenvolvidos pela Seduc para alunos da rede estadual de ensino, destinados à melhoria da aprendizagem e de incentivo tanto à participação como o ingresso dos alunos no ensino superior. Foram ações como o Enem não Tira Férias e Eu curto a Universidade.

Para encerrar as atividades, a secretária Izolda Cela participa de uma mesa redonda sobre a Interação entre a UFC e as escolas públicas estaduais mediada pela Aprendizagem Cooperativa. O debate reunirá ainda os pro-reitores de graduação e extensão da UFC, respectivamente, Custódio de Almeida e Márcia Machado.

Apendizagem Cooperativa
A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que prevê a interação discente (estudante-estudante) como dinâmica para promover não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também para estimular o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao agir cooperativo. Na Seduc, o trabalho de aprendizagem cooperativa é realizado pela Coordenação do Protagonismo Estudantil, que integra a Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Apendizagem, por meio da Coordenação de Protagonismo Estudantil. A Secretaria conta com a parceria da UFC.
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]