Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Projeto de estaleiro no estuário do Curu será debatido hoje

Logo mais, às 16 horas, a Câmara Municipal de Paracuru realiza audiência pública preliminar para discutir as questões relacionadas com a projetada instalação de um estaleiro no estuário do rio Curu, fábrica de processamento de fibra de vidro e outros empreendimentos relacionados com a pesca e a aquicultura fluvial e marítima.

Na sessão do dia 28 de junho, quinta-feira, atendendo a convite inicial da poder legislativo, o empresário e político Maxmiliano Carvalho Mapurunga e o consultor espanhol Samir Gaspar fizeram uma exposição audiovisual sobre a empresa Happy Peixe, constituída para capitanear o empreendimento.

Na galeria se posicionaram ambientalistas, lideranças dos pescadores e marisqueiros, além de outras entidades, protestando contra instalação de estaleiro e atividades industriais vinculadas, na foz do rio Curu. Faixas com mensagens alusivas e manifestações verbais de desagrado foram parte da sessão.

Dois vereadores comentaram a favor do empreendimento, sem maiores discussões. Roberto Patrício de Oliveira declarou que os manifestantes contrários ao estaleiro deveriam ter-se antecipado em seus protestos na Assembléia Legislativa, que aprovara a lei de doação ao município de Paracuru da área onde deveria ter funcionado um CPTA-Centro de Promoção Turística e Ambiental e pretenso local de um dos prédios da Happy Peixe. João Jacaúna disse que era a favor do progresso do seu município e sugeriu que pescadores e outros contrários deveriam era estudar.

Carlos Alberto de Castro, o presidente, disse que votaria no momento oportuno pela vontade do povo. Gilvânia dos Santos Lima e José Manuel ficaram se posicionar pró ou contra no final das discussões. Como o projeto e as falas deixaram a desejar, o presidente convocoua audiência pública inicial de hoje, onde haverá exposições e debates lado a lado.

No decorrer desta semana, ciceroneados pelo empresário Antônio Moreira, do Hotel Dunas, com delegação de representação da prefeita Érica Der Hovannessian, o empresário, seu consultor e outro convidado da empresa, apresentado como engenheiro de pesca, estiveram inopinadamente na reunião ordinária da Colônia de Pescadores reexpondo seus pontos de vista, na busca de neutralizar o posicionamento desfavorável da categoria ao empreendimento. O presidente da Colônia declarou-se neutro na questão.

Fonte: Frente e Verso 
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]