Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Pentecoste: Uema incentiva debate sobre Engenharia de Pesca


Acadêmicos da Universidade Estadual do maranhão discutem as perspectivas da Engenharia de Pesca para o Maranhão. Os debates foram iniciados nesta quinta-feira (19), durante a abertura do I Seminário Temático do Curso de Engenharia de Pesca, que está sendo realizado no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).
Organizado pela direção e pelo Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Pesca (CAEP), o evento tem a participação efetiva de alunos e professores, que juntos idealizaram o seminário, como um meio de interação e de troca de saberes adquiridos em práticas de estágios e realização de experimentos.
Segundo Jorge Castro Júnior, secretário de Assuntos Estudantis do CAEP, a ideia do encontro é promover discussões que contribuam com o desenvolvimento e a sustentabilidade da atividade pesqueira no Maranhão. “Serão dois dias de debates sobre as condições atuais dessa atividade no Estado, e de apresentações de projetos que têm como proposta melhorar essa situação”, explicou.
A solenidade de abertura contou com a presença da coordenadora de Extensão, Maria José Arouche, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae); do diretor do curso de Engenharia de Pesca, Haroldo Gomes Barroso; de professores e estudantes.
Na ocasião, o professor Haroldo Gomes elogiou a todos cujo comprometimento foi decisivo para a realização do seminário. Além disso, enfatizou a importância que eventos como esse têm para a formação profissional do engenheiro de pesca, por ser uma ferramenta pedagógica que estimula o debate e a proposição de novas ideias.
Após a solenidade, os participantes dialogaram sobre as “Perspectivas Acadêmicas da Engenharia de Pesca para o Estado do Maranhão”, tema da mesa redonda presidida pelos professores Erivânia Gomes, José Milton, Carlos Riedel e Tales Passos.
Como parte da programação, no período da tarde aconteceram duas palestras: “Novas técnicas de reprodução de peixes na aquicultura”, com a professora Erivânia Gomes; e “Amazônia, uma nova fronteira para a Engenharia de Pesca”, proferida por José Milton.
As atividades do seminário recomeçam, nesta sexta-feira (20) com a realização de uma visita às futuras instalações do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA), que está sendo construído no Campus Universitário Paulo VI. No período da tarde, acontecerá o I Workshop de Trabalhos Realizados no DENOCS – Pentecoste/CE, com a apresentação de seis projetos de autoria de alunos do curso de Engenharia de Pesca.
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]