Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Dia Internacional da Água: SOS Pereira de Miranda (Veja as fotos e o vídeo)

O Açude Público Pereira de Miranda-Pentecoste, que abastece os 36 mil habitantes do município, além de abastecer o centro de piscicultura e o perímetro irrigado Curú-ParaibapaI, se encontra com menos de 1% de sua capacidade, que é de 395.638.000m³. Segundo dados de monitoramento da COGERH (Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), esse é o nível mais baixo dos últimos anos. 


O Açude Pereira de Miranda que foi inaugurado no ano de 1957, pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek, e abrange uma Bacia hidrográfica de 5.700, hoje está vivendo dias de agonia. Com um assoreamento de mais de 10% de sua capacidade, o que representa 35 milhões de metros cúbicos a menos, a capacidade atual do Açude Pereira de Miranda é de apenas 360,000,000m3, o que já é motivo de grande preocupação.

O Blogueiro Zé da Legnas e o cinegrafista Israel Carneiro conversam com os ribeirinhos que moram as margens do açude e ele contaram as dificuldade enfrentadas no dia a dia, além da preocupação com a informação do Dnocs, onde a água só deve durar até o mês de dezembro de 2015, caso não haja recarda nesse período chuvoso.

O município já começou uma série de estudo nas escolas para a perfuração de poços profunda. Veja o vídeo





Essa foto é de Jerê Pereira



Texto e Fotos de Raimundo Moura

>


Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]