Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



TSE investiga possível fraude com candidaturas fantasmas em Itapajé

Chapa do prefeito Ciro Braga é acusada de burlar sistema para alcançar número mínimo de mulheres candidatas


Foto de homem foi utilizada para candidaturas com nome de mulheres Foto de mulher foi utilizada para três candidaturas diferentes

O Tribunal Superior Eleitoral investiga possível fraude nas eleições de 2012 no município de Itapajé. Segundo denúncia feita pelo o ex-vice-prefeito do município, José Jonairton Alves (PT), a chapa do hoje prefeito, Ciro Braga (PTB), teria utilizado cinco mulheres fantasmas para alcançar o percentual mínimo - exigido por lei - de pessoas do sexo feminino candidatas ao cargo de vereador . No site oficial do TSE, as candidatas aparecem até com nomes de mulheres e fotografias de homens.


No último dia 28 de março, a ministra Laurita Vaz deu um despacho dando um prazo de 60 dias para que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) preste mais esclarecimentos e realize a identificação de todos os envolvidos.


Segunda investigaçãoEssa é a segunda vez que Ciro Braga está sendo investigado pelo TSE. Nas eleições de 2012, Ciro foi candidato a vereador enquanto o seu pai, Antônio Braga, era o candidato a prefeito. Um dia antes das eleições, Antônio renunciou à candidatura e Ciro ficou no lugar do pai, sendo eleito o prefeito do município com 16 mil votos. Ciro ainda recebeu 186 votos como vereador. A posse foi questionada pela oposição no TSE e no TRE, mas o prefeito eleito ganhou em terceira instância e continuou no cargo.

O POVO tentou entrar em contato com Ciro Braga, mas chefe de gabinete dele, Ricardo Bastos, informou que ele está viajando e só retorna após o feriado da Semana Santa. Ricardo disse que estava resolvendo um problema pessoal e pediu para retornar depois, mas as ligações já não foram mais atendidas.


O POVO também tentou entrar em contato com o advogado de Ciro Braga, mas nenhuma das ligações foi atendida, e com o TRE-CE, mas o órgão está em recesso e só volta na terça feira.


SERVIÇO


Tribunal Superior EleitoralOnde: Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF. 


Telefone: (61) 3030-7000Site: http://www.tse.jus.br

Fonte: OPovo
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]