Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Curu será debatido em audiência pública nesta terça-feira (01)



Tem início na próxima terça-feira (01/06), um amplo processo de diálogo entre a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a sociedade que vive na bacia hidrográfica do Curu. Na ocasião, os núcleos de gestão e planejamento da Companhia, o Comitê de Bacia do Curu e pesquisadores da UFC, no âmbito do programa Cientista Chefe, vão conduzir uma Audiência Pública com o objetivo de atualizar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Curu.

A construção do plano é essencial para política norteadora de uso dos recursos hídricos prevista para os próximos anos e é amparada na Política de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado. Na ocasião, será apresentado o resultado do diagnóstico realizado na região elaborado com a contribuição do Comitê de Bacia a partir da análise dos principais problemas hídricos, conflitos por água, oferta e demanda dos recursos hídricos, aspectos ambientais e usos da água na região.

A audiência será realizada em ambiente virtual, às 14h, por meio da plataforma Microsoft Teams, neste link, com a representação de todos os setores da sociedade que fazem parte da região compreendida pela Bacia do Curu. O diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca, frisou o caráter participativo do processo de construção do plano de bacia. “Como é da cultura da Companhia, todas as etapas dos trabalhos serão amplamente discutidas com o Comitês de Bacia e representantes da sociedade”.

Os participantes serão divididos em eixos temáticos e levantarão questões acerca de oferta e demanda de água na região, condução de eventos extremos, além de questões ambientais e institucionais”, explicou sobre a metodologia. “Este planejamento, que é previsto em Lei para ocorrer, ajudará a garantir segurança hídrica do Estado”, ressaltou o diretor da Companhia.

Metodologia

As doze bacias hidrográficas do Estado terão planos individualizados que irão nortear as ações no âmbito de gestão dos recursos hídricos nos próximos anos. As etapas de elaboração de todos os planos de bacias do Estado seguem sendo realizadas. Grupos de pesquisadores, consultores, corpo técnico da Cogerh e Comitês de Bacia vão participar do processo de atualização dos planos. A previsão é de que os documentos sejam concluídos até o final do ano de 2022.

Participam da elaboração e atualização dos planos, a UFC, por meio de Termo de Cooperação Técnico-Científica firmada em agosto de 2019, e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa Cientista-Chefe, liderado pelo Professor da UFC, Francisco de Assis Filho.

Serviço

Audiência Pública para Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Curu

Data: 01/06/21

Hora: 14h

Local: link de acesso


Veja o documento norteador, compilado em parceria com a UFC, para a audiência pública – Iniciando o Diálogo na Região Hidrográfica do Curu.

Informações da Cogerh

 

 

 

 

 


Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]