Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Eleições em Pentecoste e as fake news


Imagem Ilustrativa 

Nas eleições municipais de 2012, pouco se ouvia falar sobre o termo “fake news” aqui no município de Pentecoste. 
As candidaturas majoritárias davam seus primeiros passos no mundo virtual. Boatos e desinformação acontecem em todas as campanhas eleitorais e não foi diferente no pleito daquele ano. 

A principal rede social usada na época era o Facebook, lá  se encontravam as centenas de perfis falsos, os conhecidos “Fakes”, se aproveitando do anonimato eles desonravam imagens e reputações. 

E como será o pleito de 2020? 

Estamos em um ambiente bastante propício, pois este ano as redes sociais serão os principais meios de interlocução entre os candidatos e os eleitores. Devido a pandemia do Novo Coronavírus, os concorrentes não poderão realizar aglomerações e as ferramentas virtuais como Facebook, WhasApp, Twitter, Tiktok, Telegram, YouTube, Istagram, dentre outras, serão os canais de divulgação das ações de campanha. Com a expansão do uso dessas redes sociais no debate político, se faz necessário um dialogo com os envolvidos no processo eleitoral, sejam os candidatos, partidos, Ministério Público e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), no sentido de oportunizar aos internautas um debate qualificado, evitando assim a desinformação, a propagação de fake news e a destruição de reputações. 

No meu entendimento esse tema deve ser tratado com todos os atores envolvidos no processo eleitoral de 2020. E até mesmo construir um pacto entre os candidatos, através de um ajustamento de conduta no sentido de regularizar essas medidas importantes no combate a fake news e desinformação no município.

Não é admissível, que em um período tão importante para promover o debate sobre as problemáticas da cidade seja tomado por pessoas inescrupulosas com a mera intenção de desviar o foco do debate sobre os temas que impactam diretamente na vida das pessoas como saúde, educação, geração de emprego e renda, saneamento, cultura e etc. Por isso resolvi fazer esse post para alertar para esse câncer do mundo moderno, as fake news.


Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]