Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Crônica de domingo: A história do pentecostense Paschoal de Castro Alves

Paschoal de Castro Alves nasceu em 17 de Maio de 1893 em Pentecoste, Ceará, filho do tabelião Francisco Alves de Souza e de Maria Lopes de Castro. Casou-se com Maria de Lourdes Moreira de Azevedo. Não era apenas o capricho na letra manuscrita que fazia Paschoal de Castro Alves um rapaz destacado em Pentecoste. Seu espírito dinâmico e o tino para negócios já chamavam a atenção desde garoto, no tempo em que frequentava a aula pública de caligrafia. Com tão bela letra, boa até para auxiliar o padre da cidade, Aureliano Matos, na transcrição de documentos da Igreja, era mesmo de se esperar que o rapaz auxiliasse o pai nos serviços de escrevente no cartório, copiando certidões, escrituras, páginas e páginas de burocráticas linhas paralelas a preencher. Mas não era bem isso que ele queria. 
Essa foto é mais ou menos dos anos de 1920, na imagem temos o comércio do Sr. Paschoal de Castro Alves, onde hoje funciona as instalações da prefeitura de Pentecoste.

Jovem ainda, já havia enfrentado cem quilômetros de percurso até Fortaleza, acompanhando a pé comboios de mercadorias, descobrindo que na cidade grande é que estava seu destino. Enquanto isso, trabalhava em Pentecoste cuidando do estoque da pequena mercearia, com duas portas abertas para receber os fregueses, que era sua desde os 16 anos de idade. “Paschoal de Castro & Cia”, era a inscrição pintada logo abaixo da linha do telhado, abaixo ainda das bocas de jacaré por onde se derramava a água da chuva.

O ano de 1921 trouxe mudanças na vida de Paschoal. No dia 14 de outubro havia casado com Maria de Lourdes Moreira de Azevedo, irmã mais nova de conterrâneos da família Moreira e vieram morar definitivamente em Fortaleza,estabelecendo-se no centro da cidade abrindo uma loja de esquina com 19 portas; a empresa PASCHOAL DE CASTRO ALVES & CIA LTDA.
O comércio ocupava todo um quarteirão em Fortaleza

Paschoal de Castro Alves tornou-se relevante figura de nossa sociedade exercendo varias atividades sociais e comerciais, tais como Diretor da Associação Comercial, Diretor do Clube dos Diários, Diretor do Asilo de Menores Juvenal Carvalho, Fundador do Náutico Atlético Cearense e Membro do Rotary Clube de Fortaleza. 

Com informações da página Angelfire
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]